AD Sense assíncrono

Chuvas Frontais ou de Frente. O tipo de chuva mais comum em todo o mundo.

terça-feira, 14 de maio de 2013

A chuva frontal ou de frente, também conhecida como chuva ciclônica é a chuva mais comum e frequente em todo o mundo. Ela é o resultado do encontro de duas massas de ar diferentes, uma quente e úmida e outra fria e seca.


Esquema das chuvas frontais ou ciclônicas ou de frente.
by Roberto M.
Dentre as precipitações atmosféricas existentes dentro do ciclo hidrológico, a chuva é a mais comum e abundante. Ela é também chamada de precipitação pluvial.
Dentre os vários tipos de chuva existentes, a chamada Chuva Frontal é a mais frequente em todo o mundo. Outros tipos de precipitação pluvial que podemos citar são as chuvas de montanha (ou orográficas) e as chuvas convectivas (ou de convecção).

Hoje vamos falar do tipo mais comum, a chuva frontal, que também é conhecida como chuva de frente ou chuva ciclônica.

CHUVA DE FRENTE OU FRONTAL

Esse tipo de chuva resulta do choque entre duas diferentes massas de ar: uma quente e úmida e a outra fria e seca. Nas zonas de contato, entre as massas de ar diferentes, formam-se as chamadas frentes.
Basicamente, o que acontece é que o ar quente, com bastante umidade, recebe o ar frio que se desloca, pois as massas de ar frio tendem a se deslocar em direção às zonas mais quentes. Isso ocorre porque as massas se movem, deslocando-se das áreas de pressão alta (anticiclones) para as áreas de pressão baixa (ciclones), e se chocam umas com as outras.

Movimento das massas de ar para formar a chuva frontal ou de frente ou ciclônica.

Quando ocorre o choque entre uma massa de ar quente e úmida com uma massa de ar fria e seca, por ser mais pesado, o ar frio faz o ar quente subir na atmosfera. Este ar quente e úmido, ao subir perde temperatura, se resfria e se condensa provocando chuvas demoradas que podem atingir várias áreas.

Se você quiser relembrar com detalhes tudo sobre frentes e massas de ar, releia o artigo Massas de ar e frentes. Alterando o tempo e o clima, mas, resumidamente, podemos dizer que as massas de ar são enormes porções ou bolhas da atmosfera, com características comuns (temperatura, pressão, umidade), conforme a área em que se localizam. Ao encontro entre duas massas de ar diferentes damos o nome de frente.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...