AD Sense assíncrono

Chuvas Convectivas ou de convecção. A chuva acontece no mesmo lugar da evaporação.

sábado, 4 de maio de 2013

Chuvas convectivas ou chuvas de convecção são aquelas que acontecem num dia de excessivo calor, são as chuvas de verão. De repente o céu fica escuro e carregado de nuvens pesadas. São pancadas fortes, mas, passageiras.


Chuvas de convecção ou convectivas.
by Roberto M.
Já sabemos que a ação dos raios solares e do vento sobre as águas da superfície provoca a evaporação e, com isso, uma grande quantidade de gotículas de água fica em suspensão na atmosfera. 
Sabemos também que o ar tem capacidade para conter um limite de vapor de água e que, ao atingir esse limite, ele fica saturado.

O ar quente consegue conter mais vapor do que o ar frio, ou seja, tem um limite de saturação maior. Se a temperatura do ar saturado diminuir, o excesso de vapor que esse ar contém se condensa (ou seja, volta ao estado líquido) e retorna ao solo de diferentes formas: geada, orvalho, neve, granizo. Uma das formas de precipitação da água é a chuva.
Existem vários tipos de chuva: orográficasconvectivas e frontais são os principais. Hoje vamos falar das chuvas convectivas.

CHUVAS DE CONVECÇÃO

As chuvas de convecção normalmente acontecem em dias de excessivo calor. De repente o céu fica carregado de nuvens pesadas e a percepção da umidade do ar é evidente. A chuva é iminente.
O ar quente saturado tende a subir em movimento contínuo na atmosfera porque se torna mais leve. Dessa maneira, há um deslocamento vertical dessa massa aquecida de ar.

Esquema da formação das chuvas convectivas ou de convecção.

Como a temperatura diminui com a altitude, a umidade dessa massa de ar vai se resfriar e se condensar dando origem às nuvens do tipo cúmulo ou cúmulo nimbo.
Além disso, num dia de muito calor, a umidade do ar é muito grande, pois, quando as temperaturas estão muito elevadas, a evaporação é intensa. Isso facilita ainda mais a saturação das nuvens, contribuindo para que a umidade se precipite em forma de chuva.

Como há uma circulação local vertical da água, pois as chuvas ocorrem no mesmo local da evaporação, esse tipo de precipitação é chamado de chuva convectiva (convecção significa circulação).
São chuvas típicas das regiões equatoriais, como a Amazônia, onde o ar se aquece e se satura muito rapidamente devido ao grande calor e à grande umidade ali existente. Entretanto, podem ocorrer também em outras áreas, desde que as temperaturas sejam elevadas e o vento não carregue a água evaporada para lugares distantes. Frequentemente são observadas chuvas de convecção nas zonas tropicais.

As chuvas convectivas são chuvas fortes, que caem sob a forma de “pancadas” em áreas não muito extensas e geralmente à tarde, pois o aquecimento do ar é maior depois do meio-dia. São passageiras, ou seja, não duram muito tempo no mesmo lugar. Às vezes, quando têm uma intensidade maior, são acompanhadas de relâmpagos e trovoadas. As famosas chuvas de verão são típicas chuvas convectivas.

Artigos Recomendados:

4 comentários:

  1. me ajudou bastante ! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo simples e rápido de ler e entender me ajudou muito para a minha aula de geografia

    ResponderExcluir
  3. Rapido e facil de ler e entender parabéns

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...