AD Sense assíncrono

O orvalho e a geada. O vapor de água volta ao solo sem se precipitar.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O orvalho é a mesma coisa que sereno que congela e vira geada. É o vapor d'água da atmosfera que em contato com o solo gelado se condensa formando as gotículas de água.


Orvalho na grama e Geada no arame farpado
by Roberto M.
O que é orvalho?O que é sereno? O que é geada? Qual a diferença entre orvalho, sereno e geada? Qual a diferença entre geada branca e geada negra?

Como vimos no artigo sobre o ciclo hidrológico, a água está em movimento constante na natureza.
O calor do sol faz com que as águas existentes na superfície da terra se evaporem.

Com a evaporação, uma quantidade enorme de gotículas de água fica em suspensão na atmosfera formando a umidade do ar.
Essa umidade do ar acaba por formar as nuvens que, dependendo das condições climáticas, fazem com que a água retorne para a superfície da terra precipitada em forma de chuva, neve ou granizo.

Mas nem sempre há uma efetiva precipitação. Às vezes, as gotículas evaporadas da umidade do ar retornam ao solo sem que haja uma precipitação, ou seja, elas não caem.

ORVALHO OU SERENO

Após uma noite fria, o solo pode amanhecer coberto de pequenas gotas de água. Essas gotas são o que chamamos de orvalho, que também recebe o nome de sereno.
O orvalho não chega a ser uma precipitação, pois ele se forma próximo ao solo, em camadas muito baixas da atmosfera. Devido ao contato com o solo frio, o vapor d’água da umidade do ar passa para o estado líquido, formando as gotinhas de água.

GEADA

Se o solo estiver muito gelado, as gotinhas de orvalho podem se congelar. Quando isso acontece, temos a formação da geada. Portanto, a geada é o orvalho congelado.
Para formação da geada, é fundamental que não haja vento e que o céu esteja sem nuvens. Geralmente, ela se forma em noites límpidas e estreladas.

A geada se forma de madrugada, quando as temperaturas alcançam as menores marcas do dia. Os campos amanhecem esbranquiçados, como se estivessem cobertos por uma imensa rede de fios brancos. São as gotículas de sereno que se congelaram.
Há dois tipos de geada: a branca e a negra.

GEADA BRANCA

A mais comum é a geada branca. Ela ocorre quando a temperatura do solo chega a 0ºC ou abaixo disso e a temperatura do ar está em torno de 5ºC ou um pouco abaixo, com uma umidade relativa muito elevada.
É possível evitar os efeitos danosos da geada branca sobre as plantações. Os agricultores podem adotar diversas medidas, tais como cobrir com lonas plásticas os canteiros cultivados.

GEADA NEGRA

Já a geada negra é muito mais forte que a geada branca. Ela provoca muitos prejuízos à agricultura, pois quando acontece, quase não há o que fazer em defesa das plantações realizadas ao ar livre.
A geada negra se forma quando não só o solo, mas o próprio ar alcança temperaturas abaixo de 0ºC e a umidade relativa é extremamente baixa.

Não é uma geada no sentido exato (congelamento do orvalho), mas sim uma condição climática que provoca o congelamento interno da seiva da planta devido ao frio intenso. A planta morre antes da formação e congelamento do sereno, ficando escura e queimada.
Bibliografia: Moreira, Igor – Construindo o Espaço do Homem – Vol. I – Editora Ática – 1998.
Imagens: FreeDigitalPhotos.net - Image courtesy of Tina Phillips  and graur codrin

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...