AD Sense assíncrono

Sólido, Líquido e Gasoso. Os estados de agregação da matéria.

sábado, 29 de outubro de 2011

As substâncias e a matéria, em geral, existem em diferentes formas, chamadas de estados de agregação da matéria. Os três estados da matéria mais comuns são sólido, líquido e gasoso.


Estados de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso
by Roberto M.
Tudo o que nos rodeia, que tem massa e ocupa lugar no espaço, é o que chamamos de matéria. Toda matéria que compõe o universo é formada por átomos. No artigo sobre eletricidade, fizemos um apanhado geral sobre o átomo e de como ele é formado (prótons, nêutron e elétrons). Vimos também, nesse artigo, que as partículas formadoras da matéria (átomos, moléculas ou íons) estão permanentemente em movimento.

Consideremos aqui, que a matéria sempre se apresenta em um desses três estados: sólido, líquido ou gasoso. Esses estados são os chamados estados de agregação da matéria.

No estado sólido, as partículas da matéria estão em constante movimento de vibração em torno de uma posição de equilíbrio. Essa posição de equilíbrio é mantida pelas diversas forças que as partículas trocam entre si. Essas forças moleculares (ou atômicas) são manifestações muito complexas das interações eletromagnéticas das partículas. Na nossa explanação, vamos tratar essas forças de uma maneira bem simplificada e apenas de forma qualitativa.

Para entendermos melhor como funciona esse movimento de vibração das partículas no interior de um corpo sólido e de como atuam as forças trocadas entre elas, vamos imaginar a seguinte situação: bolinhas ligadas umas às outras por meio de molas, conforme a figura abaixo.
Modelo de vibração de partículas de um corpo no estado sólido


Imaginemos agora, que todas as bolinhas estejam com movimentações diferentes, umas mais rápidas, outras mais lentas, umas vibrando para uma direção, outras para outra direção. Uma movimentação nem um pouco uniforme.

Assim é a movimentação das partículas nos corpos sólidos, onde as bolinhas representam as partículas e as molas desempenham a função das forças intermoleculares.

Quando aquecemos um corpo que está no estado sólido, suas partículas irão acelerar e executar mais vibrações por unidade de tempo, além de terem deslocamentos maiores, ou seja, o estado de agitação das partículas aumenta.

Se continuarmos aquecendo, a vibração atômica pode ser tão grande a ponto de afetar a ordenação das partículas no corpo, fazendo com que elas se movimentem através do material. Quando isso acontece, o corpo passa do estado sólido para o estado líquido.

Se mantivermos ainda mais o aquecimento, o estado de agitação das partículas pode ser tão grande, que permite um afastamento entre as partículas a ponto de anular a força de coesão entre elas (a mola se rompe). Isso faz com que as partículas se movimentem de uma forma praticamente livre. Acontecendo isso, o corpo passa do estado líquido para o gasoso.

Para resumir tudo isso, podemos dizer:

1 – Estado Sólido

- As forças de coesão atuam de tal forma que as partículas estão fortemente ligadas.
- Apesar do movimento de vibração, as partículas mantém suas posições de equilíbrio.

2 – Estado Líquido

- As forças de coesão não impedem a movimentação interna das partículas.
- Existe o movimento de vibração e também deslocamentos das partículas através da matéria.

3 – Estado Gasoso

- Não existe força de coesão entre as partículas.
- O movimento das partículas é livre


Entretanto, quem pensa que ao considerarmos que a matéria sempre se apresenta nesses três estados, tenhamos esgotado o assunto, se enganou. Existem pesquisas científicas que comprovam a existência de outros estados de agregação.
Leia o artigo "Condensado de Bose-Einstein. Um estado da matéria muito estranho." e descubra o conceito de um estado físico com menos energia que o estado sólido, numa temperatura ao redor do zero absoluto.
Leia o artigo "Plasma. O quarto estado da Matéria." e descubra o conceito de um estado físico com mais energia que o estado gasoso, numa temperatura bastante elevada.


Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Adoramos o seu blog!!!
    Venha nos visitar qualquer hora!!!!!
    http://basement.tanlup.com/

    BASEMENT

    ResponderExcluir
  2. Chatoooooo, mais é legal

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...