AD Sense assíncrono

Os ventos Periódicos: Brisas de terra e mar e Monções.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ventos periódicos são ventos que ocorrem durante um período do dia ou do ano, ou seja, não sopram permanentemente. Dentre os ventos periódicos destacam-se as brisas terrestres e marítimas e os ventos de monções de inverno e de verão.


Brisa terrestre, um dos ventos periódicos.
by Roberto M.
Sabemos que o vento é o ar em movimento, o deslocamento contínuo do ar na superfície terrestre.
No artigo sobre movimentação do ar, vimos como se formam e quais os tipos de ventos existentes no planeta. 
É interessante reler esse artigo para relembrar os vários termos que usaremos adiante, tais como ciclone e anticiclone.

Alguns ventos são regulares, isto é, sopram permanentemente, com maior ou menor intensidade. Outros são periódicos, ou seja, ocorrem durante um período do dia ou do ano.
Já tivemos oportunidade de falar sobre os ventos regulares, hoje vamos comentar sobre os ventos periódicos.
Dentre os ventos periódicos podemos citar as brisas de terra e mar e os ventos de monções.

BRISAS DE TERRA E MAR

As brisas são ventos diários causados pelas diferenças de temperatura e de pressão entre as águas oceânicas e as terras que ficam próximas. Elas se movimentam em sentidos diferentes entre o dia e a noite.
As brisas do dia são marítimas, isto é, sopram do mar para a terra. As brisas da noite são terrestres, ou seja, sopram da terra para o mar.
Sabemos que a terra se aquece e se resfria mais rapidamente que a água. Sabemos, também, que a pressão depende da temperatura e que os ventos dependem das diferenças de pressão.

Durante o dia, a terra se aquece mais do que as águas oceânicas e, por isso, nela se instala um centro de baixa pressão (ciclone), enquanto sobre o oceano instala-se um centro de alta pressão (anticiclone). Do oceano parte um vento que atinge as terras próximas. É a brisa marítima que suaviza o efeito das elevadas temperaturas.

À noite, acontece o contrário. A terra se resfria mais rápido do que as águas oceânicas. A pressão atmosférica fica maior sobre a terra (anticiclone) do que sobre o mar (ciclone). Por isso, o vento sopra do continente para o mar. É a brisa terrestre.

VENTOS DE MONÇÕES

Os ventos de monções são ventos periódicos típicos do continente asiático. Atingem com maior intensidade a Índia, Bangladesh, Malásia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Mianma. São causados pelas diferenças de pressão e temperatura entre as áreas continentais e o oceano Índico.
As regiões onde sopram os ventos de monções sofreram influência da civilização árabe e, por isso, monção é uma palavra de origem árabe. Vem de mausin, que significa estação.
Como o próprio nome indica, o movimento dos ventos de monções está condicionado às estações do ano.

Durante o verão, a parte continental apresenta temperaturas muito elevadas, o que origina um centro de baixa pressão (ciclone). As águas do oceano Índico, por sua vez, por terem temperaturas menores, originam um centro de alta pressão (anticiclone). Assim, ventos úmidos partem do oceano em direção à terra, produzindo as fortes chuvas de verão, que põem fim à prolongada seca causando, muitas vezes, grandes inundações. São as monções de verão ou marítimas.

No inverno, a situação se inverte. A terra se resfria mais rapidamente do que a água e, com isso, os centros de alta pressão (anticiclone) estarão sobre o continente. Os ventos dirigem-se da terra para o mar. Como a área continental apresenta ar sem umidade, os ventos são secos. Dessa maneira, uma vasta área da Ásia fica alguns meses sem chuvas, podendo até apresentar um período de seca. São as monções de inverno, continentais ou terrestres.
Bibliografia: 1) Moreira, Igor – Construindo o espaço do homem – Vol. I – Editora Ática.
                     2) Vesentini, J. William & Vlach, Vânia – Geografia Crítica- Vol. I – Editora Ática.

Artigos Recomendados:


Um comentário:

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...