AD Sense assíncrono

Caminhos bifurcados. Um ensaio sobre a amizade.

sábado, 25 de abril de 2015

Tem vezes que, aquela que pensávamos ser uma amizade perene, se desvanece. O que é um amigo verdadeiro? O que é necessário fazer para conseguir que uma amizade nunca se acabe?


Quando a amizade é verdadeira?
by Telma M.
Entre 1984 e 1988 eu tive o prazer de conhecer e conviver com uma pessoa que se tornou uma grande amiga.
Fizemos faculdade juntas, dividimos trabalhos escolares, decepções, confidências, alegrias, emoções. Depois, nossos caminhos tomaram rumos tão diferentes, que se tornou impossível um reencontro.

Após a formatura ainda tentamos não nos perdermos uma da outra. Marcamos alguns encontros, lutamos contra os passos inexoráveis da vida, mas foi em vão.
Um belo dia acordei de manhã e me lembrei da Rosa.
Por onde andaria aquela menina inteligente, perspicaz, companheira?

Tentei falar com ela através do telefone antigo. Ainda era da casa dos pais, deixei recado, ela não ligou.
Passados alguns anos tentei novamente. Ela não estava, deixei recado. Dessa vez ela retornou a ligação.

No entanto, embora tenhamos marcado um encontro, senti lá no fundo de meu coração que já não havia um elo entre nós. Aquele fio, que na juventude parecia tão forte e firme, agora me pareceu muito frágil.
Eu não estava enganada.

Antes do encontro marcado ela me ligou, rapidamente, para dizer que não poderia comparecer, tinha outro compromisso, mas ligaria para marcar outro dia.
Esperei, esperei, esperei... Estive esperando até hoje, muitos anos depois. Só agora percebi que o fio não estava, simplesmente, frágil, na verdade já estava rompido há muito, muito tempo.

Dizem que amigos são para sempre e até desconfio que essa afirmação possa ser verdadeira; mas desconfio, também, que grande parte daquelas pessoas que consideramos nossas amigas são, na verdade, companheiros de momento e não para sempre.
Aliás, eu me pergunto se existe o adjetivo “permanente” neste nosso caminhar pela vida...

Rosa, tenho saudades suas e de tantas outras amigas e amigos queridos que passaram por mim. Quem pode dizer se algum dia nos encontraremos novamente...

E você, tem amigos de quem sente saudades? Já se frustrou com alguém que pensava ser seu amigo? Comente e nos conte sua visão de amizade e amigo.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...