AD Sense assíncrono

A diferença entre substantivo e adjetivo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Você sabe quando uma palavra é substantivo ou adjetivo? Sabe que a classificação das palavras depende da função exercida por elas dentro do contexto de uma frase? Aprenda a distinguir substantivos e adjetivos.


Diferença entre substantivo e adjetivo.
by Roberto M.
A comunicação verbal (linguagem falada ou escrita) fundamenta-se no uso de palavras. Essas palavras, estruturando-se em frases ou cadeias de palavras, em uma sequência lógica, constroem o sentido do texto.
Ao organizarem-se, no texto, elas adquirem significações específicas, nomeando seres, indicando suas características, sua quantidade, sua qualidade, seu estado, etc.

De acordo com essas significações e com a forma, a função e o sentido que exercem nos enunciados, os vocábulos da língua portuguesa agrupam-se nas chamadas classes de palavras ou classes gramaticais.
Hoje vamos definir duas dessas classes, o substantivo e o adjetivo, e mostrar suas diferenças.

SUBSTANTIVO

Como tudo que existe é ser e a cada ser devemos dar um nome, dizemos que substantivo é a palavra que usamos para nomear os seres, ou seja, substantivo é a classe de palavras usadas para dar nome aos seres, às coisas e às ideias.
Exemplos: carro, vento, amor, vida, beleza

ADJETIVO

Adjetivo é a palavra que modifica e caracteriza um determinado substantivo, atribuindo-lhe um estado, qualidade, etc. Os adjetivos também se referem aos seres.
Exemplos: vermelho, bonito, triste

DIFERENÇA ENTRE SUBSTANTIVO E ADJETIVO

Tanto os substantivos como os adjetivos se referem aos seres. Assim, podemos dizer que a distinção entre substantivo e adjetivo não é semântica (de significado), mas sim funcional (de função).
Se a palavra estiver designando, nomeando o ser, será substantivo. Se ela estiver caracterizando, modificando as qualidades do ser, será adjetivo.
Por exemplo, se tomarmos, isoladamente, as palavras “italiano” e “enfermo”, como classificá-las? Elas tanto podem ser substantivos como adjetivos.
Só poderemos classificá-las se analisarmos a função que exercem dentro de um determinado contexto.

Então vejamos:
- Se dissermos “italiano enfermo”, teremos a palavra “italiano” designando o ser (portanto, um substantivo) e “enfermo” modificando o estado desse substantivo (logo, um adjetivo).
- Se dissermos “enfermo italiano”, a situação se inverte. A palavra “enfermo” estará designando o ser (portanto, substantivo) e “italiano” estará modificando a qualidade do substantivo (logo, adjetivo).

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...