AD Sense assíncrono

Cinemateca Brasileira. Preservando a memória do audiovisual nacional.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina.


Grandes filmes existentes no acervo da Cinemateca Brasileira
by Roberto M.
A Cinemateca Brasileira é uma instituição que se diz responsável pela preservação audiovisual brasileira.
Ela surgiu a partir da criação, em 1940, do Clube de Cinema de São Paulo.
Esse clube, que foi fundado por jovens estudantes do curso de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), acabou sendo fechado pelas autoridades do Estado Novo de Getúlio Vargas.

Foram várias as tentativas de se organizarem novos cines clubes durante a ditadura, mas somente depois do fim do Estado Novo é que foi inaugurado o segundo Clube de Cinema de São Paulo, isso em 1946.
Em 1984 o Governo Federal, através do então Ministério da Educação e Cultura (MEC), incorporou a Cinemateca de São Paulo e hoje, já como Cinemateca Brasileira, está ligada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A Cinemateca Brasileira tem um dos maiores acervos da América Latina e suas atividades giram em torno da difusão e restauração desse acervo. Lá existem cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas e curtas metragens, além dos cinejornais. São 30 mil títulos entre obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895. 

Entre as coleções mais significativas de cinejornais estão as do Cine Jornal Brasileiro, Carriço e Bandeirantes da Tela, todos eles feitos em nitrato de celulose a partir de 1930.

Também pertence ao acervo a coleção de imagens da extinta TV Tupi, primeira emissora de TV brasileira. Desde 1985, pertence à instituição 180.000 rolos de filmes 16 mm que contêm as reportagens dos telejornais da emissora, além dos vídeos contendo os programas de entretenimento.

A Cinemateca possui também um amplo acervo de documentos constituído por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

A Cinemateca Brasileira dispõe de vários serviços. Lá são oferecidas exibições de filmes longas-metragens, empréstimo de material audiovisual, acervo sobre cinema e outros serviços ligados à produção cinematográfica.

O maior destaque são as Salas Cinematecas, que dispõe de projetores analógicos e digitais de última geração, além de proporcionarem o maior conforto aos expectadores.

Sempre existe uma programação interessante que pode ser apreciada por todos.

É um excelente ponto de entretenimento e recreação. Vale a pena conferir.

Localização

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo
Fica a cerca de 20 minutos, a pé, da estação Vila Mariana do Metrô.
Telefone: (11) 3512- 6111


Mapa de localização da Cinemateca Brasileira

Visite a Cinemateca 

Espaços públicos: De segunda-feira a quarta-feira, das 08h às 18h. De quinta-feira a domingo, das 08h às 18h. Para realização de piqueniques, preencha o formulário.

Salas de cinema: Programação aberta ao público a partir de fevereiro de 2017.

Retirada de ingressos: É feita gratuitamente na bilheteria, sempre uma hora antes da sessão.

Biblioteca: A partir de 16 de janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h.

Jardim: Segunda-feira a quarta-feira, das 08h às 18h. De quinta-feira a domingo, das 08h às 21h.


Programação da Cinemateca

A Cinemateca Brasileira, em suas atividades internas de difusão cinematográfica, oferece ao público programações que contemplam, sobretudo, a filmografia brasileira – de diversos cineastas, épocas, regiões, estilos e escolas.
O cinema estrangeiro também é abordado, compondo mostras temáticas, panoramas com recortes temporais de filmografias locais, retrospectivas de cineastas, técnicos e atores.

Acompanhe a programação da Cinemateca acessando o site da instituição, clicando na aba de programação e depois em calendário.
Modo acessar a programação da Cinemateca Brasileira pelo site da instituição

Site da Cinemateca Brasileirawww.cinemateca.gov.br

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...