AD Sense assíncrono

Relembrando Pelé no Paulistão de 1961: XV de Piracicaba 2 x 7 Santos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um vídeo que relembra um pouco da trajetória do maior jogador de futebol de todos os tempos: Pelé. Santos e XV de Piracicaba. O time da Vila Belmiro venceu por 7 a 2.


Pelé e Coutinho acabam com a defesa do XV de Piracicaba e viram o placar desfavorável para 7x2. O Santos deu um show naquele 10/12/1961 no campeonato paulista
by Roberto M.
Costumo dizer que sou um privilegiado, pois vi Pelé jogar. Sou da época dele. Ia aos estádios quase todos os domingos só para assistir seus espetáculos, mesmo não sendo santista.
Os jovens, que só viram flashes das jogadas de Pelé, não conseguem, nem de longe, imaginar o fenômeno que ele foi. 
Pelé, simplesmente, tinha todas as qualidades de um grande atacante.

Driblava curto e com velocidade, nunca para os lados, mas sempre em direção ao gol, tinha visão periférica, passe preciso, chutava forte, saltava alto e cabeceava com os olhos abertos. 

Era criativo, improvisava as jogadas, surpreendia os adversários. Jogava com objetividade, não enfeitava, quase não fazia embaixadas.

Mas não era só isso, além de ser o maior atacante que alguém já viu jogar, ele também gostava de jogar no gol. E até aí ele jogava bem!

Ele não só gostava de jogar no gol durante os treinos (inclusive nos da seleção), como chegou a atuar como goleiro em três jogos oficiais do Santos.

O primeiro foi em 4/11/1959, no jogo em que o Santos venceu o Comercial de Ribeirão Preto por 3 a 2. Já tinha feito um gol, quando foi substituir o goleiro.


No segundo, em 19/01/1964, o Santos venceu o Grêmio de Porto Alegre, pela taça Brasil, por 4 a 3 no Pacaembu.  Já tinha feito três gols e foi substituir Gilmar que havia sido expulso. Garantiu o resultado.


O terceiro foi em 14/11/1969, o Santos venceu o Botafogo da Paraíba por 3 a 0. Pelé fez um gol antes de substituir o goleiro. Segundo alguns historiadores, "este" teria sido o seu milésimo gol. 

Nas três oportunidades não tomou gol, saiu invicto dessa tarefa.

Ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe, formou o ataque mais famoso e eficiente que um time de futebol já teve. Em 5 anos juntos, esse ataque fez 2092 gols.

Recebi um e-mail, onde me enviaram um vídeo que me fez retornar no tempo.
O vídeo mostra os gols da partida entre XV de Piracicaba e Santos no dia 10/12/1961 pelo Campeonato Paulista daquele ano.
O jogo terminou 7×2 para o Santos com direito a virada e um show a parte da maior dupla de ataque da história: Pelé e Coutinho.

Veja esse vídeo, a imagem não é perfeita, mas vale a pena.



Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...