AD Sense assíncrono

Alcachofra. Desenvolvimento e cultivo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Você sabe o que, exatamente, é a alcachofra? Descubra de que parte da planta ela provém, como se desenvolve e como, quando e onde é cultivada.


Desenvolvimento e cultivo da alcachofra
by Roberto M.
Com o nome de alcachofra designam-se as cabecinhas floridas verdes e ainda incompletamente desenvolvidas de uma espécie de cardo (nome científico Cynara cardunculus L. ssp. scolymus) pertencente à família das Compostas. 
A planta das alcachofras é uma planta perene que chega a ter quatro metros de envergadura.

Em pleno crescimento, ela se espalha para cobrir uma área de cerca de um metro de diâmetro e atinge uma altura de três a quatro metros.
O "vegetal" que comemos é, na realidade, o botão de uma flor da planta. Se permitido o desenvolvimento das flores, elas chegam a medir até vinte centímetros de diâmetro e são de uma cor azul-violeta muito bonita.

Esses botões de flores estão disponíveis 12 meses por ano, com a temporada de pico na primavera e no outono. Existem mais de 140 variedades de alcachofra, mas menos de 40 são cultivadas comercialmente.
Não há dúvidas de que o povo do Mediterrâneo já usava, há séculos, esta planta no estado silvestre como alimento, devido às suas qualidades nutritivas e aos seus receptáculos carnudos.

A maioria das alcachofras cultivadas hoje no mundo, o são na bacia do Mediterrâneo, especialmente na França, Itália e Espanha.
A Califórnia oferece quase 100 por cento da safra dos Estados Unidos.
No Brasil, cerca de 90% da alcachofra é produzida em Piedade, uma cidade do Estado de São Paulo distante 100 km da capital paulistana. A cidade mantém em torno de 180 hectares cobertos pela flor de origem europeia.

O município especializou-se no cultivo porque possui condições climáticas ideais à planta, com temperatura amena e umidade do ar na medida certa para seu desenvolvimento.
Campos de alcachofra são mantidos em cultura perene de cinco a dez anos.
Cada ciclo de colheita é iniciado pela poda dos ramos das plantas alguns centímetros abaixo da superfície do solo, para estimular o desenvolvimento de novos rebentos.

A operação, denominada "stumping", é programada de modo a regular a nova temporada de colheita.
As chamadas “alcachofras baby” ou “alcachofras bebê” não são uma variedade em separado, mas apenas versões menores das alcachofras maiores. Seu tamanho diferente vem da sua localização na planta. Elas são colhidas nas partes mais baixas da planta onde, por receberem pouco sol, têm um efeito de nanismo no seu crescimento.
Veja o "Guia para comprar e armazenar alcachofras frescas" que escrevi no meu outro blog. Veja também, "A contribuição da alcachofra na manutenção da saúde".

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...