AD Sense assíncrono

Moda Vintage. Na decoração da casa ou na vestimenta, o antigo virou chique.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Para ser Vintage, é preciso que o objeto ou a roupa tenha pelo menos 20 anos, não tenha passado por modificações, represente um estilo próprio e esteja em perfeito estado de conservação.Tem de ser uma peça original. Peças novas inspiradas nas antigas não são vintage e sim retrô.


Vaso cristal murano da década de 1950 - Estilo Vintage.
by Telma M.
Você gosta de decoração “Vintage”? Sabe o que significa essa palavra? Se não sabe, leia este texto e aprenda como fazer esse tipo de decoração usando objetos que pode ter em sua própria casa.
Eu tenho de confessar, já tinha ouvido essa palavra (Vintage), mas nunca havia me interessado em conhecer seu significado. Porém, dia desses, enquanto esperava o farol abrir para seguir meu caminho, alguém me entregou um jornalzinho de bairro pela janela do carro.
 
Quando cheguei a casa, dei uma olhada no folheto e a imagem de um belo vaso antigo me chamou a atenção. Resolvi ler o pequeno artigo. Era sobre “Vintages”.
Para quem está sempre buscando a moda, tanto na decoração de casa quanto nas vestimentas, chegou a hora de tirar dos armários aquelas peças antigas e colocá-las em evidência.
Agora é chique valorizar o antigo.

COMO SURGIU O ESTILO VINTAGE

Foi durante a segunda Guerra mundial que esse estilo surgiu, valorizando trabalhos como o crochê e o patchwork.
Vintage é uma palavra de origem inglesa e demonstra um afastamento do moderno com forte tendência a valorizar o passado, imitando estilos anteriores de moda, decoração ou literatura. É algo parecido com o estilo retrô, do francês.
Embora nosso objetivo não seja estudar a fundo a origem da palavra, não se pode ignorar uma das etapas na evolução da palavra, que já significou safra, ou ano em que foi feito um vinho. Na linguagem comum, Vintage significa “antigo, bom, clássico”.

Mesinha de centro dos anos de 1960 - Decoração de sala estilo vintage.

O estilo envolve até vestidos de noiva e alimentos, como o cupcake, que é um belo e gostoso exemplo de estilo vintage. Recupera modismos dos anos 1920 até 1960.

VINTAGE x RETRÔ

Entretanto, os mais entendidos dão uma definição mais específica para o vintage, diferenciando-o do retrô.
Os experts dizem: “para um objeto ou peça do vestuário ser considerado vintage é preciso que tenha pelo menos 20 anos, não tenha passado por modificações, represente um estilo próprio e esteja em perfeito estado de conservação”.
Em resumo, é uma peça original.
Peças atuais, inspiradas em outras mais antigas não é vintage e sim retrô.

GARIMPANDO VINTAGES

Não é preciso gastar muito para decorar a casa com peças do estilo vintage.
Nossas mães e avós podem ter um vaso, uma toalha de crochê, uma cadeira bonita de antigamente, que serviriam perfeitamente para enfeitar a nossa sala de hoje.
Lojas de antiguidades e brechós também oferecem inúmeras alternativas.
É um estilo romântico esse tal vintage, e sem nenhuma ostentação. Estampas florais nas paredes e lustres cheios de pequenas peças de vidro ou cristal completam a particularidade das cores em tons pastéis da decoração.

Jogo de chá de porcelana chinesa - Vintage dos anos 1940

Junte a isso, porta-joias antigos, almofadas de crochê e um jogo de chá de porcelana chinesa sobre uma mesinha de 1960, e sua sala ficará com um “ar” de nostalgia, porém super moderna.
Divirta-se garimpando em feiras de antiguidades, antiquários ou mesmo visitando aquele quarto esquecido da casa da vovó. Gaiola, abajur, relógio, retratos são bons exemplos. Limpe, restaure e encere.

Peça a ela que conte as histórias dos objetos, você vai se surpreender com os detalhes cheios de sentimentos das histórias de família que vai ouvir.
Mas não exagere, use o bom senso equilibrando objetos antigos com novos.
E não carregue objetos quebrados ou rasgados para sua casa. Isso não é vintage, é velharia.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...