AD Sense assíncrono

Medidas do Planeta Terra. Distribuição das terras e águas na superfície terrestre.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Conheça as medidas do globo terrestre. Veja como se distribuem as terras e as águas na superfície da Terra.


A distribuição das terras e das águas na superfície do globo terrestre
by Roberto M.
A Terra é apenas um dos planetas que gravitam em torno do Sol. O Sol, por sua vez, é apenas uma entre bilhões de estrelas que formam a nossa galáxia, a qual é uma entre bilhões de outras galáxias existentes no Universo. Mas, é exatamente nesse minúsculo ponto do Universo a morada do ser humano. A Terra é o lugar onde o homem vive e faz a sua história, transformando o espaço e produzindo um mundo novo a cada instante.

Se encararmos a Terra na escala da astronomia, concluiremos que o nosso planeta não é tão grande quanto parece. A Terra é apenas o quinto planeta em tamanho dentro do conjunto dos planetas do sistema solar.
Entretanto, essas mesmas dimensões terrestres, encaradas na escala comum dos homens, mostram um imenso planeta. Vejamos:

As Medidas do Globo Terrestre

1 – Diâmetro Equatorial
A distância entre um ponto localizado na superfície terrestre, sobre a linha do Equador, e o seu extremo oposto, atravessando o interior do planeta, é de aproximadamente 12 756 km.

Esquema mostrando o globo terrestre com a indicação do diâmetro equatorial

2 – Diâmetro Polar
A distância entre um ponto localizado na superfície terrestre, sobre o Polo Norte, e o seu extremo oposto (no Polo Sul), atravessando o interior do planeta, é de aproximadamente 12 713 km.

Esquema mostrando o globo terrestre com a indicação do valor do diâmetro polar

3 – Perímetro da Circunferência Equatorial
O contorno do planeta ao longo da linha do Equador é de cerca de 40 076 km.

Esquema mostrando o globo terrestre com a indicação do valor do perímetro da circunferência equatorial

4 – Perímetro da Circunferência Polar
O contorno do planeta, passando pelos dois polos da Terra, é de cerca de 40 009 km.

Esquema mostrando o globo terrestre com a indicação do valor do perímetro da circunferência polar

Obs 1 - A diferença de aproximadamente 43 km entre as medidas do diâmetro equatorial e do diâmetro polar é devida ao achatamento polar.

Obs2 – A diferença de aproximadamente 67 km entre as medidas do perímetro da circunferência equatorial e do perímetro da circunferência polar também se deve ao achatamento polar.

Planeta Terra ou Planeta Água: A divisão das Terras e das Águas na superfície

A área da superfície do planeta terra é da ordem de 510 milhões de quilômetros quadrados (mais precisamente 511 186 000 km2).
Essa área total está dividida em duas grandes porções, de tamanhos diferentes, chamadas terras emersas e terras submersas.

1 – Terras Emersas

As chamadas Terras Emersas estão acima das águas e ocupam uma área em torno de 150 milhões de km2. Isso representa pouco menos de 30% da superfície terrestre.

Toda essa área, para efeito de estudo, é dividida em seis porções menores, denominadas continentes. Nas Terras Emersas encontramos as maiores altitudes do globo terrestre (aproximadamente na marca dos 9 000 m acima do nível do mar), como na cadeia do Himalaia, na Ásia Central. 

Veja a postagem “Continentes e Ilhas. As terras emersas do Planeta Água.” para mais detalhes sobre terras Emersas.

2 – Terras Submersas ou imersas

As chamadas Terras Submersas estão cobertas pelas águas oceânicas e abrangem uma área em torno de 361 milhões de km2. Isso representa cerca de 70% de toda a superfície do globo terrestre.

Toda essa área corresponde a um espaço que se divide  por 5 oceanos (Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico) e por diversos mares (Mediterrâneo, Vermelho, Cáspio, Báltico, Negro, do Norte, do Japão, da China Arábico). Nas Terras Submersas encontramos as maiores profundidades conhecidas (que atingem valores da ordem de 11 000 metros de profundidade), como nas fossas das Ilhas Marianas, no Pacífico ocidental. 

Observação: Hoje em dia, a maioria dos estudiosos em oceanografia estão concordando em considerar apenas três grandes oceanos no planeta (Oceano Atlântico, Oceano Pacífico e Oceano Índico). O Glacial Ártico está passando a ser considerado um pequeno mar interior, preso entre o norte da América, da Europa e da Ásia. O Glacial Antártico está deixando de existir como oceano porque sua área agora está sendo considerada como uma junção das águas do Pacífico, do Atlântico e do Índico.

Para mais detalhes sobre terras submersas, veja a postagem “Oceanos e Mares. Qual a diferença?”.

Mapa mostrando todas as terras emersas na imensidão das águas oceânicas

A distribuição entre terras emersas e terras submersas (ou imersas) é muito favorável a essas últimas. Tem até gente que acha que o planeta deveria chamar-se Planeta Água, e não Planeta Terra.
Se utilizarmos a linha do Equador como referência para dividirmos o planeta em duas metades, o hemisfério norte e o hemisfério sul, fica evidente a distribuição irregular de terras e águas na superfície do globo terrestre.

O hemisfério norte apresenta 50% de sua superfície ocupada por oceanos e os outros 50% por áreas continentais.
O hemisfério sul apresenta cerca de 90% de sua superfície ocupada por oceanos e apenas 10% por áreas continentais.
Essas são as razões do hemisfério norte ser chamado de “hemisfério das terras” e o hemisfério sul ter a denominação de “hemisfério das águas”.
Bibliografia: 1 – Adas, Melhem – Geografia Vol. 3 – 3ª Edição – Ed. Moderna – são Paulo.
                 2 – Vários Autores – Geografia – Livro Texto Anglo – Ensino Médio Integrado – Anglo 2003.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Your information about ocean is very incredible and very useful for me. Thanks for your effort. girls toys

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...