AD Sense assíncrono

A Revolução científica. Precursora do Iluminismo

domingo, 18 de setembro de 2011


A teoria heliocêntica, na qual o sol é o centro do universo, foi elaborada pelo astrônomo e matemático Nicolau Copérnico e exerceu profunda influência nos pensadores do século XVIIby Roberto M.
O conhecimento humano, até a idade média, era ligado ao pensamento da Igreja e a ciência, por sua vez,  era muito filosófica. Entretanto, a partir do século XV, começou a surgir uma nova visão no modo de se constatar as coisas. Era um novo modo de pensar e de comprovar; uma nova maneira de se fazer ciência que tornou o conhecimento muito mais estruturado e que acabou culminando com a chamada revolução científica do século XVII.

Os pensadores do século XVII renovaram a maneira de analisar a natureza e a sociedade, e forneceram as bases para os pensadores iluministas do século XVIII.

Essa mudança na forma de compreender o mundo foi acompanhada pelo estabelecimento do método científico, que consistia na observação rigorosa, racional e sistemática da natureza.
A revolução científica do século XVII (baseada no estudo racional da natureza e da sociedade) estimulou o desenvolvimento do espírito crítico.

Os avanços da ciência do século XVII influenciaram profundamente os pensadores iluministas do século seguinte, que aplicaram todos os métodos desenvolvidos para analisar a sociedade e criticar as instituições políticas e econômicas dominantes no Antigo Regime.

Os principais pensadores dessa época foram: Francis Bacon, Galileu Galilei, e René Descartes.


Francis Bacon, foi um inglês que se preocupou muito com a renovação do conhecimento
1) Francis Bacon (1561 – 1626) era filho de nobres ingleses e ocupou altos cargos políticos no governo da Inglaterra, mas o que mais o interessava, na realidade, era a renovação do conhecimento e a fundação de uma nova forma de ciência que renunciasse aos preconceitos da tradição e promovesse um conhecimento capaz de melhorar as condições de vida humana por meio do controle cada vez maior da natureza.


René Descartes foi um matemático e filósofo, considerado um dos fundadores da filosofia moderna
2) René Descartes (1596 – 1650) foi matemático e filósofo. É considerado um dos fundadores da filosofia moderna com sua obra mais importante, Discurso do Método, publicada em 1637. Elegeu a dúvida investigativa como método e construiu um pensamento racionalista que priorizava o sujeito e não o objeto. Um dos maiores exemplos da importância que Descartes atribuía ao sujeito pensante e ao caráter universal da razão é a sua famosíssima frase: “Penso, logo existo.”


O italiano Galileu Galilei foi um dos precursores do método científico
3) Galileu Galilei (1564 – 16420) foi músico, astrônomo e físico. Nasceu em Pisa, na Itália e é considerado um dos precursores do método científico. Para ele não havia diferença entre os corpos celestes e os terrenos, chegando a essa conclusão ao observar a Lua com um telescópio. Nas suas observações, notou que assim como a superfície da Terra, a superfície da Lua era irregular, com cadeias de montanhas, vales profundos, cavidades e saliências. Foi pioneiro na física experimental, aplicando a matemática ao estudo do movimento dos corpos (cinemática). Apoiava a teoria do heliocentrismo (o Sol era o centro e não a Terra). Foi perseguido pela Inquisição (órgão da Igreja Católica que julgava as pessoas acusadas de não seguir os ensinamentos da Igreja, muitas vezes condenando-as à tortura e à morte) e só não foi condenado a morrer na fogueira porque renegou suas convicções.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. O mais interessante é que hoje precisamos vencer o pensamento cientificista e construir uma visão de mundo que faça uma fusão igualitária entre Ciência e "não Ciência", ou seja, tudo aquilo que ainda não passou pelo crivo dos homens de guarda pó.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conteúdo ,ajudou bastante na minha lição de historia mas podia falar mais sobre o locke,vosseure , rosseau e montetisqueu ..............................espero que ajude
    Ll

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...