AD Sense assíncrono

Batatas e Tomates. A crença de serem venenosos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Antigamente, acreditava-se que a batata e o tomate fossem venenosos
by Roberto M.
É perigoso comer batata crua? O tomate pode ser venenoso?
Todos sabem da importância econômica da batata e do tomate em todo o mundo. São dois alimentos indispensáveis nos dias de hoje. Entretanto, houve época em que eram considerados venenosos.
A batata, também conhecida como batata-inglesa, é originária da América do Sul. Quando os espanhóis chegaram aos Andes, no começo do século XVI, conheceram a batata, que era cultivada pelos incas. 

Muito provavelmente, essa planta foi levada à Espanha por volta de 1570. A principio, não era consumida como alimento, pois havia uma crença de que ela causava lepra e vários tipos de febre. Mais tarde, porém, um cientista francês demonstrou, em diversos livros, a inverdade dessas afirmações. Não demorou muito e a batata se tornou um alimento fundamental no cardápio dos povos. Ao final do século XVII, por exemplo, a batata já se tornara a cultura agrícola de maior importância na Europa, particularmente na Inglaterra e na Alemanha.

O tomate, riquíssimo em vitaminas A e C, também é natural da América do sul, sendo igualmente cultivado nas regiões andinas pelos povos nativos. Durante muito tempo, na Europa, acreditou-se que o tomate fosse venenoso. Acreditava-se, por exemplo, que quem comesse um tomate morreria em menos de 24 horas. Por isso, logo que foi levado para a o velho continente, esse vegetal era cultivado apenas para fins ornamentais. Nos Estados Unidos, essa crença durou até 1820. Nessa época, certo indivíduo resolveu provar a falsidade do mito e comeu um cesto cheio de tomates na escadaria de um tribunal, perante centenas de pessoas, não acontecendo nada com ele (a história não conta se o indivíduo teve dor de barriga devido à quantidade de tomates ingerido).

De concreto, temos que tanto o tomate quanto a batata pertencem a uma família de plantas chamadas solanáceas, da qual também fazem parte a berinjela e a planta do tabaco. Dentre essas tais solanáceas existem de fato algumas espécies venenosas, que produzem umas substâncias tóxicas chamadas alcalóides. Uma pessoa intoxicada por plantas que têm essas substâncias pode ter náuseas, vômitos, diarréia e descoordenação motora, manifestando também confusão mental; no entanto, raramente morre.

No Brasil existe uma plantinha chamada juá-bravo, que produz frutinhos semelhantes ao tomate e trás problemas sérios quando consumida como alimento, exatamente por produzir alcalóides.

As próprias batatas, quando apresentam coloração esverdeada e são ingeridas cruas, são muito tóxicas. Isso é comum quando elas são colhidas antes de amadurecerem convenientemente e se deve a uma substância tóxica existente na casca. Essa substância é chamada solanina e está presente mais abundantemente na casca de batatas não-maduras. No entanto, a solanina é sensível ao calor e acaba sendo destruída pelo cozimento, ou seja, depois de cozida, a batata não oferece risco algum, mesmo tendo a casca esverdeada e não estando madura.

Muito provavelmente, as antigas crenças de que a batata e o tomate eram venenosos, estavam relacionadas a acidentes ocorridos pela ingestão de plantas realmente venenosas da família das solanáceas.
De qualquer forma, hoje em dia, não dá para viver sem a batata e o tomate.
O que seria do macarrão sem o molho de tomate? E do filé com fritas sem as batatas fritas?
Bibliografia: César & Sezar & Bedaque - Ciências, Entendendo a Natureza - Editora Saraiva - 18ª Edição.

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. ADOREI ISSO , FOI O ÚNICO LUGAR EM QUE EU CONSEGUI ENCONTRAR .. VCS ESTÃO DE PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua visita e por seus comentários, Sr. Anônimo, mas é extremamente "esquisito" falar com alguém que a gente não sabe quem é. Eu comparo isso a conversar com alguém que tem o rosto coberto com um capuz... De qualquer modo, é sempre uma honra receber elogios.

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...