AD Sense assíncrono

Qual a possibilidade das Mulheres guardarem segredos? Elas sabem fazer isso?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conheça três pesquisas sobre a capacidade da mulher guardar segredo e descubra que a humanidade só se desenvolveu por causa dos segredos não guardados.


Mulheres conseguem guardar segredo?
by Telma M.
Outro dia uma amiga pediu-me para escrever um texto sobre a capacidade das mulheres em guardar ou não segredos. Para começar a redigir o artigo, ataquei o tema em duas frentes: fiz uma pesquisa na internet para ver o que já havia sido publicado sobre esse assunto e paralelamente elaborei um questionário particular (totalmente sem critérios científicos) composto por três perguntas, que enviei para trinta e nove amigos (homens e mulheres), responderem.

Nos estudos da internet, descobri duas pesquisas feitas na Inglaterra.

QUANTO TEMPO AS MULHERES CONSEGUEM GUARDAR SEGREDO?

A primeira, patrocinada pela empresa de vinhos Wines of Chile, foi feita com 3 000 mulheres e o objetivo era saber por quanto tempo as mulheres conseguem guardar segredos. A conclusão foi que esse prazo é menor do que 48 horas! Mas mais algumas descobertas foram feitas por essa pesquisa.

 Descobriu-se, por exemplo, que o álcool ajuda na hora de estimular as mulheres a compartilhar segredos, e que elas fazem isso para "tirar aquilo do peito", como elas mesmas afirmaram. Imagino que essa frase signifique que o segredo represente um peso no peito que precisa ser compartilhado. Mas elas não ficam impunes, suas consciências as reprovam. Dois terços dessas mulheres se sentem culpadas após se livrarem do tal "peso no peito". Apesar disso, 83% se consideram confiáveis. É uma contradição, onde está essa confiabilidade?

A FOFOCA DESENVOLVENDO O MUNDO

Na segunda pesquisa, feita pelo Dr., Nicholas Emler (cientista da Universidade de Surrey), foram utilizados 300 voluntários de ambos os sexos. O resultado foi a afirmação de que nós podemos formar sociedades mais complexas do que quaisquer outros animais porque fofocamos, uma vez que a fala entre os humanos foi desenvolvida para nos permitir dividir informações sociais.

Verificou-se que os pesquisados passavam 80% do tempo das suas interações sociais dividindo informações uns com os outros. Ora, "nunca perderíamos tanto tempo numa atividade que não fosse relevante para nosso desenvolvimento", concluiu o pesquisador. Ao contrário do que se pensa a humanidade não se desenvolveu porque descobriu o fogo ou porque descobriu como fabricar suas ferramentas. O que a pesquisa concluiu é que o ser humano só conseguiu se desenvolver devido à incapacidade das mulheres em guardarem segredos, ou se preferirem, devido à grande capacidade delas de se relacionarem socialmente.

QUEM SABE GUARDAR SEGREDO: HOMEM OU MULHER?

Quanto à minha pesquisa particular, das 39 pessoas que enviei o questionário apenas seis responderam, é pouco, mas não posso deixar as respostas de meus amigos no esquecimento, afinal eles demonstraram grande respeito por mim ao devolverem a resposta... O resultado foi o seguinte:

Às perguntas 
1. Mulheres sabem guardar segredos? 
2. Homens sabem guardar segredos? 
3. Porque?

Consegui compilar o que segue:

--> 2 pessoas disseram que homens sabem guardar segredo e quatro disseram que não.
--> 4 pessoas disseram que mulheres sabem guardar segredo e três disseram que não (uma das pessoas respondeu sim e não ao mesmo tempo).

O interessante das respostas foram as justificativas.
--> "Mulheres não guardam segredos porque precisam sempre dividir suas experiências", diz um amigo.

--> "Pô, segredo se guarda, independente de ser homem ou mulher!", diz outro.

--> Outro dos pesquisados diz que "mulheres sabem guardar segredos porque são mais emocionais do que os homens, que não guardam segredos porque são mais racionais e segredos envolvem emoção".

--> Outra justificativa curiosa: "homens não sabem guardar segredos, mas não é por maldade".

--> Houve o amigo que afirmou: "homens guardam segredos porque não têm para quem contar, além de que escutam e esquecem logo".

--> Por fim há quem diga que "mulheres contam segredos e pedem para que não seja contado para mais ninguém, mas isso não impede que os segredos sejam divididos, uma vez que todas agem da mesma forma. Já os homens são mais confiáveis, mas não totalmente, uma vez que sempre acabam contando para alguém bem próximo".

Bem disse Lucius Annaeus Sêneca (filósofo nascido em Córdova, no ano 4 aC e morto no ano 65 dC em Roma): "O único segredo que as mulheres sabem guardar é aquele que ignoram".

Charles-Pierre Baudelaire (poeta e teórico francês nascido em Paris, 9 de Abril de 1821 e morto em Paris, 31 de Agosto de 1867) também tem uma frase que cabe direitinho em nossa discussão: "O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar aos seus semelhantes".

Àquelas que não conseguem guardar segredos, como eu, não se sintam culpadas ou diminuídas, antes sintam-se parabenizadas e homenageadas, pois somos a razão do desenvolvimento humano, uma vez que a humanidade só tem se desenvolvido por causa dos segredos não guardados.

Mas, se desvendar segredos a deixa com uma sensação de culpa que atrapalha o seu sono, peça às pessoas que a cercam que não lhe contem segredos. Eles não serão guardados, pois isso significaria um retrocesso no desenvolvimento dos conhecimentos da humanidade.
Se a pessoa insistir em contar-lhe seus segredos, você não sentirá culpa de os descobrir...

Artigos Recomendados:


    6 comentários:

    1. Uma coisa te garanto, não vou guardar segredo sobre sua postagem, ela é maravilhosa e merece ser compartilhada.
      Sucesso sempre,
      Bjs,
      Vitor.

      ResponderExcluir
    2. Eu sei guardar segredos... Aliás, estou aprendendo agora, para evitar problemas.

      ResponderExcluir
    3. Toda mulher sabe guardar segrêdos e faz isto muito bem. Quando revela algo o faz propositalmente se fazendo de desentendida, isto é com 2ª intenções, é como jogar verde para colher maduro. Não existe mulher que faça o que não quer

      ResponderExcluir
    4. Muito boa sua matéria. Virei e verei outras assim por aqui, com certeza.

      ResponderExcluir
    5. Parabéns pelo excelente artigo. Mas cá pra nós, nem todas as mulheres admitem que não sabem "segurar" um segredo.
      abs.
      Eloy
      Ps. Seguindo seu blog, ok?

      ResponderExcluir

    Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...