AD Sense assíncrono

Qual é a origem do termo Gandula. O apanhador de bolas nos jogos de futebol.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Gandula é a pessoa que pega a bola e a repõe em jogo. Quer saber por que tem esse nome? Um atacante argentino que fazia parte do plantel do Vasco da Gama, nos anos 1940, deu origem ao termo gandula. Conheça a história.


Como surgiu o nome gandula para os apanhadores de bola nos jogos de futebol.
by Roberto M.
A palavra Gandula é usada, no Brasil, para designar a pessoa responsável por buscar as bolas que são jogadas para fora do campo em uma partida de futebol. 
É a mesma coisa daquele que, em Portugal, é chamado de apanha-bolas ou é chamado de ballkid na Inglaterra.

Para os brasileiros, a função surgiu depois da construção do Estádio do Maracanã em 1950: as bolas que caíam no fosso ao redor do gramado  precisavam ser apanhadas por alguém.
Mas por que o “pegador de bolas” recebeu o nome de gandula? De onde surgiu o termo gandula?

Existe uma história para isso.
Tudo começou com a contratação de um meia-esquerda argentino por um time de futebol do Rio de Janeiro.
O atacante argentino chamado Bernardo Gandulla foi contratado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama em 1939.

Vindo do Ferro Carril Oeste, de Buenos Aires, em virtude de uma série de complicações das legislações esportivas da época, o jogador não teve muitas oportunidades no time cruzmaltino e, enquanto esteve em São Januário, nunca chegou a ser escalado para jogar; assistiu à maioria dos jogos no banco de reservas.

Mas uma atitude incomum do atleta chamava a atenção de todos os envolvidos nas partidas em que ele estava presente.
Tentando mostrar utilidade para o grupo, quando a bola saía das quatro linhas Gandulla corria atrás “de la pelota” para a rápida reposição desta ao jogo, mesmo se fosse a favor do adversário.

Pelo gesto simpático, um verdadeiro fair play, Gandulla caiu nas graças da torcida e, como homenagem, seu nome passou a ser referência para os que apanham as bolas que saem do campo.
Com a instituição da figura do repositor de bolas, qualquer pessoa que desempenhasse a função passou a ser chamado de gandula.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...