Mosquito pólvora. Pequeno mas muito nocivo.

segunda-feira, 5 de março de 2012


Mosquito Pólvora, Maruim, porvinha, polvinha
by Telma M.
Você conhece o maruim ou mosquito pólvora, o “porvinha”, ou ainda “polvinha”?
Pois saiba que o que menos importa é o nome dele.
O danado é terrível; tão pequeno que passa pelas aberturas de telas e tão adaptado que os repelentes pouco podem fazer para evitá-lo.
Maruim é um nome de origem tupi que significa mosca pequena. As espécies conhecidas são “Culicoides paraensis ou C. furens”. Centenas de espécies fazem parte do gênero “Culicóides”.

Parece haver um desequilíbrio biológico na natureza, que pode ser conseqüência dos desequilíbrios climáticos do planeta, pois o aquecimento beneficia a proliferação dessas espécies, que têm no frio um predador natural.
Aves, anfíbios e répteis também são predadores naturais dos maruins.

O bichinho é miudinho, mede cerda de 2 mm, por isso é capaz de passar pela maioria das telas. Além disso, a gente não o vê, pois nossos olhos estão acostumados com insetos maiores e nem prestamos atenção nesses pirralhos... Quando percebemos, eles já picaram. E como fazem estragos!

Pessoas alérgicas sofrem. A picada de um “Polvinha” pode resultar em reações alérgicas bem desagradáveis, inclusive se transformando em lesões fibrosas irreversíveis (caroços duros e escurecidos só removíveis por cirurgia).

A picada do “Maruim” pode transmitir doenças, entre as quais a “oropouche”, uma doença com sintomas semelhantes à meningite.

Além de transportarem diversos vírus e patógenos que atacam mamíferos e aves silvestres, também são vetores da filaria (Manzonela ozardi) na América Central e África. Esse verme causa filariose (também conhecida como mansonelose) doença caracterizada pela presença de microorganismos jovens no sangue e depois de parasitas adultos na cavidade abdominal, tecidos e sistema linfático dos vertebrados, podendo aparecer deformações no corpo devido ao extravasamento de líquidos linfáticos.

As fêmeas têm hábitos hematofágicos, isto é, se alimentam de sangue com grande voracidade e gostam do crepúsculo. Não voam muito longe dos criadouros para se alimentarem.

Pesquisas no município de Jaraguá do Sul apontam as bananeiras como o local ideal para reprodução dos mosquitos “pólvora ou maruins”, mas os manguezais também são propícios ao desenvolvimento do inseto, que tem um ciclo de vida de 50 dias.

O melhor ambiente para o desenvolvimento dos “Pórvinha” é onde tem matéria orgânica em putrefação; locais quentes e úmidos.
A picada do mosquito pólvora causa muito ardor, talvez seja por isso que ganhou o nome de “pólvora”.

Citronela é um repelente natural que pode ajudar a afastar os mosquitos, aliás, insetos em geral não gostam do cheiro de citronela.
Há quem aconselhe fazer um chá de citronela e passar nos móveis da casa. Misturado com um hidratante corporal pode-se esparramar na pele, pois o aroma é até agradável. O óleo de Nim também tem sido usado para repelir os insetos.

Para combater o mosquito, é interessante conhecer seus hábitos de vida e reprodução.
Ciclo Reprodutivo do maruim, o mosquito pólvora

Ele coloca seus ovos (em formato de banana) em locais úmidos e ricos em matéria orgânica em decomposição.
Os ovos eclodem entre dois a sete dias e as larvas se desenvolvem em três semanas, depois se enterram na lama ou areia e se transformam em “pupas”. Tornam-se insetos adultos em três dias. Apenas as fêmeas costumam picar. Geralmente escolhem a hora do crepúsculo, mas podem picar a qualquer hora do dia se estiverem à sombra.

Artigos Recomendados:

108 comentários:

  1. Esse mosquitinho é terrível. Tenho vários carocinhos nas pernas devido a picadas desse cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca estive no inferno mas acredito que perto desses malditos monstrinhos, deve ser colônia de férias

      Excluir
  2. malditos sejam tiraram de mim o prazer de acampar ali no guraú prainha de bertioga....desgraçados malditos infernais são primos irmão do demônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk. . . . .eles sao terriveis msm. . . .

      Excluir
  3. Quem conhece ilhabela, em sp, com certeza também conhece esses monstros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de chegar de Ilhabela e essa coceira nas pernas parece que nunca mais vai acabar.

      Excluir
    2. Também acabei de chegar de Ilhabela! Tem que passar a fumaça mata mosquito naquele lugar! Credo! Ponto turístico de mosquitos. Cada calombo horroroso pelo corpo viu... Fala sério... Ainda estava com repelente. Aff

      Excluir
    3. Morei em São Sebastião e passei muito tempo na Ilhabela, presenciei muito borrachudo, mas não lembro de mosquito pólvora... Agora, os borrachudos não ficam nem bêbados com os repelentes e tem um gosto por sangue de turistas hauhuahuauah

      Excluir
    4. AQUI NO SUL ELE E CONHECIDO TAMBEM POR BURRACHUDO

      Excluir
    5. Esse mosquito e do capeta foi pra ilha bela praia do Castellano seee louco a viseira infernal e dor nas pernas

      Excluir
    6. Voltei ontem (21/11/2017) de Ilha Bela... cheio de picadas nas pernas e braços. Estou com muita dor local e uma coceira absurda, acompanhadas de inchaço. #Maruim #Mosquitopolvora

      Excluir
    7. Exatamente lugar maravilhoso, porem não volto nunca mais na vida! Fiz a besteira de acampar lá e estou infestada de picadas com coceira desde sábado kkkk primos do demo esses mosquitos

      Excluir
  4. Fico com caroços enormes por causa do desgraçado, e o pior eh q estar em toda parte.

    ResponderExcluir

  5. Estou muito triste com o Noé, por ter colocado na Arca um casal destas criaturas infernais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO FOI NOE. DEUS ENVIOU ESTA PRAGA PARA O FARAO DO EGITO QUE NAO LIBERAVA O POVO DE ISRAEL LIDERADO POR MOISES. EXODO CAP 8

      Excluir
    2. Mas só sobreviveram ao dilúvio os animais que Noé pós dentro da Arca. Mas, é mole um Deus criar um animalejo desse para infernizar seus filhos humanos e não humanos? Olha, é o ó do borogodó sem inseticidas pois os miseraveis não apagam com nenhum!

      Excluir
    3. Exatamente assim. Tem os que observam um por do Sol, um beija-flor voando, uma criança nascendo e logo se apressam a associar essas coisas a um deus. O curioso é que para milhares de coisas como essa desgraça de mosquito, eles ficam quietinhos. Deve ser por que talvez tenha um outro carinha qualquer com a capacidade de criar coisas do mal. Kkkkk

      Excluir
  6. calma estou sendo cobaia de varios produtos que eu mesmo invento pois tenho um terreno perto do rio e ja botarão amigos meus pra correr mas eu não corro !!!! ai vai uma dica cravo da india no alcool e um pouco de olheo de corpo muito bom depois posto mais (vander pereira da silva faccebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse nao resolveu comigo, nem off, nada!

      Excluir
    2. O que é óleo de corpo?

      Excluir
    3. qualquer óleo corporal .ex>óleo de amêndoa e outros o botica rio tem vários bem cheirosinhos.

      Excluir
    4. AJUDA EQUILIBRAR A NATUREZA

      Excluir
  7. Varias picadas adquifidas provavelmrntr na estrada do litoral para guaruja e em bertioga. Carocinhos avermelhados que coçam em varios locais do corpo. Provavelmente tenho alergia tbm. Alem disso estou preocupada pois estou c dor de cabeca o dia todo e no pescoco. Pode ser pivads desse inseto e rsss tal virose de otopouche?

    ResponderExcluir
  8. onde tem muito isto é Rondonia nas margens do Rio Guaporé!!! Que legal Né!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sou daqui e estou pesquisando sobre o assunto para achar uma forma de extermínio delas na chacara de meu pai!

      Excluir
    2. quando achar uma solução passa pra mim,to me sentindo uma peneira de tantos furos kkkkkk

      Excluir
    3. UMA SOLUÇÃO DE ALCOOL E CITRONELA, AFUGENTA ESSES PIRRALHOS

      Excluir
  9. É o bichinho mais desgraçado do mundo,e o pior é que não serve pra m**** nenhuma só pra deixar a gente p*** da vida

    ResponderExcluir
  10. Em Nova Friburgo região serrana do RJ,ta dando esses desgraçados,pelo tamanho deles so pode ter so olhos e os dentes os pestes mordem arrancado pedaços,doi prá burro, tô p*** da vida com esses bichos,da a noite vc quer ver o jornal na tv e e so mordida,c'

    ResponderExcluir
  11. fui passar uns dias em garatucaia (angra dos reis rj),voltei com varias marcas nos pes e coçando demais,alguns estao feridos,malditos mosquitos.

    ResponderExcluir
  12. esse mosquito ta me estressando muito,estou morando a pouco tempo no guandu e ja quero sair daqui. e descursao todos os dias com meu marido.socorro nao aguento mais.

    ResponderExcluir
  13. ESSES INFELIZES SÃO UMAS PRAGAS EU TENHO VARIAS MARCAS PELO CORPO E FICO COM VERGONHA DE VESTIR ALGUMAS ROUPAS,MEU PAI MORA EM RÔNDONIA E SEMPRE VOU VISITÁ-LO MAS TÁ DIFÍCIL CONVIVER COM ESSA TAL PORVINHAAAAA,TÃO PEQUENA E TEMIDA,COMO ACABAR COM ESSE PESADELO,E AINDA MEU MARIDO QUER MORAR LÁ AFF......

    ResponderExcluir
  14. Aqui em pariquera açu tem muito. esses bichinhos vagabundos '_'

    ResponderExcluir
  15. Malditos mosquitinhos do inferno.

    ResponderExcluir
  16. Olhem que coisa intrigante, este final de semana levei dois amigos portugueses que estão aqui na minha casa em Guarapari para a roça onde esta impestiado de maruins.
    Os mosquitinhos filho de uma egua só morderam um portuga ou outro nãoo, como pode isso um ficou todo inchado e com machucados e o outro não teve nenhuma picada.
    Ele e diabetico e toma comprimidos diariamente, sera que isso e a explicação.

    ResponderExcluir
  17. Estive em Vargem pequena em 13/05/13 e fui muito picado por umas pestinhas que devem ser os malditos maruins. Tá coçando pra cacete. Eu já conhecia esses desgraçados de Praia grande na costa verde RJ.

    ResponderExcluir
  18. tenho uma chacara no interior de sp cidade de lupercio ate aki tem, aaFFF,, so usando off kids ou repelente de citronela, nos dias que tem abundanciqa d eventos fortes quase nao os vejo, mas dias quentes com pouco vento ar ´parado se segura so no repelente msm

    ResponderExcluir
  19. Todo ano vou no sítio do meu avô em Miracatu,interior de sp! Já estou planejando a ida no natal Más só de pensar nesses bichinhos f*** me dá um desanimo.. me picam demaiiiis,acho que devo ter alergia,e fica muito feio,pelo corpo todo! em

    ResponderExcluir
  20. Essa praga veio do Q. Dos inferno, ele deixa um estrago!

    ResponderExcluir
  21. Esses bichinho deram mais de 60 picadas nas minhas pernas e ja se passaram 3 semanas e a coceira nao passa estou com as pernas toda marcadas esta horrivel....e o pior e q sou muito alergica...tomem cuidado pessoal lpassem repelente pq esse bichinho causa estrago...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creme Denison compra em farmácia

      Excluir
  22. esse bixo tá até na nova zelandia! pqp

    ResponderExcluir
  23. Pessoal estou tentando fazer de tudo para acabar com essa praga...Temos q arrumar alguma coisa para acabar com eles acho que vou comprar um fumacê.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal Sou Rodrigo Deleon ... não sou Cientista para que eu consiga fazer algo para acabar com essas "pestes" sendo assim a Única coisa que nos resta é divulgar sobre o Mosquito Maruim cada vez Mais... Face, WhatsApp etc...
    Sendo assim talvez alguém fará Algo para que Eliminem essa "praga

    ResponderExcluir
  25. comprei uma aqui em Conceição, Paulista PE. de todos os problemas o Mosquitinho Maruim e o mais aterrorizador. Passa um mangue a mais ou menos 500 metros da minha casa e ele mesmo assim fazem visitas a minha residência, eita insetos malditos

    ResponderExcluir
  26. Moro em uma casa grande com quintal e muitas fruteiras, especialmente mangueiras que fazem sombra e cai muitas folhas e frutos que apodrecem no chão. Aqui tem muito maruim, mas o esquisito é que só eu aqui em casa sinto as picadas. tenho glicose alta no sangue (pré diabético) e vi um cometário acima que me fez pensar que isso possa ser uma causa para alguns serem mais sensíveis. será que é a açucar do sangue que os atrai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mudei para Brasilia mas tava horrível essas mordida dos bichos em todo lugar que eu vou tem

      Excluir
  27. Estou de passeio em Florianópolis-SC e tá difícil aguentar esses bichos do inferno que não tem utilidade nenhuma a não ser infernizar a vida da gente.A primeira vez que estive aqui em SC tive até que tomar anti alérgico.E ainda querem preservar o Mangue criadouro desse demônio.Aterrem todos os mangues do Brasil pra acabar com essa praga.

    ResponderExcluir
  28. Uma vez pescando em peruibe num rio tive umas 200 picadas nas pernas, foi horrível, sou alérgico einha filha tb, será que tem alguma cidade que não tenha pólvora e pernilongos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba amigo. Aqui devido ao frio ....essa peste nao se cria.

      Excluir
  29. Mosquito dos quintos dos infernos!
    Amigo do diabo, so pode ser.

    ResponderExcluir
  30. Em Santa Felicidade/Curitiba está lotado dessa praga. Quase tive um choque anafilático.
    Quem for para esse lugar passe muito repelente. Vc encontrará milhares deles querendo te sugar na casa de chocolates artesanais que fica bem em frente ao Vinhos Durigan. Cudado!!! Mais um pouco eu teria decolado...

    ResponderExcluir
  31. Eu também não aguento mais, moro em LUIS ALVES SC mais no interior e aqui é horivel cheio de polvilha,me deixa muito estressada não aguento mais.

    ResponderExcluir
  32. Eu moro em Cáceres MT, e sou alégica minha perna é tudo pintadinha as pessoas me perguntam à todo tempo se é catapora, eles atormenta todos os dias, mas pra minha alegria a noite eles dormem. Já tentei todo tipo de remédio pra essas manchas, foi só dinheiro gasto. O f*** é quando ferram meu pescoço e meu namorado pensa q eu trai ele :@

    ResponderExcluir
  33. Carlos VALE DO RIBEIRA4 de março de 2015 08:49

    Aqui em Registro/SP,sair no quintal pela manhã só de calça,será que a SUCEN não vai fazer nada.Todos são picados e ninguém faz nada.Ajuda aí.....

    ResponderExcluir
  34. vanderson,,moro em saquarema interior do rio cidade conhecida como capital nacional do surf.quero deixar aqui o meu drama,estou sem dormir por três noites seguidas por causa dessas criaturinhas demoníacas.noite passada por desespero me lambuzei de repelente coloquei uma calça jeans,meião,camisa de manga comprida, me enrolei num edredom e liguei um ventilador em cima de mim,sem contar com aquele inseticida de tomada,nada disso adiantou os desgraçados enviados do inferno entravam por dentro da calça jeans e faziam estrago,esses bichinhos só podem ter vindo do inferno mesmo pois não há uma explicação plausível de como eles conseguem ultrapassar tantas barreiras para acabar com a nossa noite,após a terceira noite sem dormir sentei na beira da cama e chorei de nervoso malditos sejam mosquitos dos infernos.para completar a minha esposa está achando que é alguma coisa espiritual pois só eu sinto essas pragas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu drama Vanderson! Estou passando pela mesma coisa! Só que em uma fazenda aqui no Ceará.

      Excluir
    2. boa noite rosane,se vc descobrir como se livrar dessas pragas me avise pois já tentei de tudo e não aguento mais,faz tempo que não sei o que é dormir a noite toda em paz.

      Excluir
    3. Meus pais moram em Peruibe e eu começo a chorar quando tenho que ir pra lá. Eles acabam comigo eu fico varias semanas me coçando sem parar. É um inferno. Que tristeza. E esquecam cravo, citronella, nada disso resolve, nenhum repelente existente hoje no mundo resolve, já usei de tudo

      Excluir
    4. Oi pessoal, já acampei muitas vezes em Paranapiacaba nas antigas, e só lá encontrei com o pólvora, a única coisa que resolvia era passar na pele óleo de cozinha, mas, passar mesmo, fazer aquela meleca, ai sim vc fica em paz, agora outros como pernilongo e borrachudo o Off resolve. Acampo muito em praias e cachoeiras e espero ter ajudado. Paz e sôssego para todos. Patrícia Girassol.

      Excluir
    5. Li alguns posts e não aguentei, tive que rir, tenho um rancho de pesca à beira de um mangue, e lá tbem tem essas pragas para atrapalhar meus convidados. Eu nem me importo com eles, ja acostumei. Agora uma coisa que funciona, é acender caixa de ovo e fazer fumaça na casa, eles somem rapidinho. O pessoal que pega caranguejo no mangue usa oleo diesel, mas o cheiro é ruim. Experimentem a fumaça de caixa de ovo e pra dormir nada melhor que um mosquiteiro tipo pescador que não passa nada. Boa sorte

      Excluir
  35. Tenho uma mini chacara em Itaguai e vivo triste com tanto polvinha...pior que nem os repelentes estão resolvendo a questão.....será que não existe um fumace pra isso?

    ResponderExcluir
  36. Gente entrei aq com pensando q acharia uma solucao pra extermimar esse mosqiitimho q realmente parece ter vindo.do inferno.estou com minhas pernas toda marcada..sinto vergonha de sair de saia ou shorts,tenho dois bbs gemeos em casa tb q tem sofrido o msm,fora a picada que arde e coça demais ocasionando feridas.Nao moro proximo ã praia mas tem uma mangueira no meu quintal. Aff oq faco, e???les estao.por toda parte.

    ResponderExcluir
  37. Faz mais de um ano que minha mã me levou fui pra um lugar bem longe da cidade, e a mulher desgraçada que nos convidou nem avisou que lá tinha um monte desses maruim do inferno, fui toda picada, incharam e viraram feridas que nunca saram, e o pico é eterno, dói muito, Ta bom de criarem um repelente específico pra essa praga de inseto, Pq repelente comum não adianta :'(

    ResponderExcluir
  38. Pessoal é so colocar citronela em litro de álcool deixar curtir uma semana, e é só misturar com algum creme óleo para corpo ou até mesmo óleo de soja que eles não picam e até morrem se você se lambuzar com óleo kkk porquê eles são muitos pequenos

    ResponderExcluir
  39. Moro na Praia e esses malditos me atormentam muito. Da desespero qdo mordem. Não quero colocar tela nas janelas, vitros, sacada porque fica muito abafado. Imaginem se vocês morassem na baixada santista. O q eu faco pra acabar com eles?

    ResponderExcluir
  40. Uma dica boa para passar a coceira, passa agua com sal rapidinho onde ele picou.Vai parar de coçar bem mais rapido e não vai infeccionar.

    ResponderExcluir
  41. Gente...nada do que foi falado adianta! Citronela, cravo, álcool, repelente...aqui onde moro tem muitos pórvinhas. Minhas pernas e braços estão todos marcados pelas picadas e de tanto que eu coço. Fui ao dermatologista que me encaminhou para o Imunologista que me encaminhou para o Alergologista. Fiz exames de vários tipos e não sou alérgica. A médica disse que eu não tenho proteção normal que as pessoas tem na pele. A indicação dela foi: tomar banho com sabonete hidratante (tipo Dove) sem esfregar a pele com esponja, manter a pele hidratada com Neutrogena ou Nutriplus (ambos sem cheiro), usar repelente EXPOSIS (o único que resolve pois é usado pelo Exército e dura até 10 h) e nas crises, para não coçar tomo Hidroxizina (a noite porque dá sono). Vivo de calça e meia dentro de casa. EVITEM qualquer substância com cheiro...eles adoram pessoas cheirosas! Espero que um dia um ser iluminado descubra algo que combata esses mosquitos infernais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo eu fiz o que li acima dos demais colegas...coloquei cravo da india no alcool 98 graus o mais forte do mercado e deixei por 3 dias ---- a seguir eu coloquei creme gordo hidratante num pote e misturei com um pouco do alcool cravado e usei...Pessoal eu tenho levantado pela manha e passo o hidratante cravado no corpo e a seguir fico a vontade com roupas frescas e dura cerca de 2 duas horas e a seguir eu volto a passar. se suar muito tem que se secar e voltar a passar espero que ajude... rose Juquia cedro

      Excluir
  42. Quero comprar um sítio rural para me aposentar. Mas não quero borrachudos. Alguém conhece algum lugar no Brasil que não tenha borrachudo o ano inteiro? Atualmente moro em Joinville/SC e aqui na área rural é um inferno. Será que sou obrigado a morrer num apartamento? Me ajudem com indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laranjeiras do Sul/PR ou Nova Laranjeiras,visitei minha tia ano passado e nem sinal de porvinha e borrachudo.Só pernilongo,mas nada que o repelente de tomada,não revolvesse.
      Lugar muito calmo e tranquilo,adorei mes que vem vou de volta.

      Excluir
    2. estou na mesma situação.estou procurando um terreno com água pra fazer a chácara dos meus sonhos.....,esta semana fui ver um terreno com água gostei,mas...não consegui ficar la nem 5 minutos parecia que tinha chegado no inferno de tanto polvinha,estou toda encalombada ate hoje,ai eu pergunto 5 minutos fiquei assim e 5 dias,hooo bichinho desgraçado.

      Excluir
  43. Mosquito do capeta filho de Satan filho de uma égua fui passar dois dias na casa da minha tia en Ubatuba preciso nem falar que tem mato pra porra no quintal da minha tia praque fiquei no quintal com aqueles demônios chamados de mosquito pólvora minhas pernas estão cheias de caroços porcomta desa praga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estamos voltando de Ubatuba, oh bichinho miserável, meu genro e o irmão dele estão em estado deplorável, eu tbm estou mas eles ainda estão piores.

      Excluir
  44. Monica Fon,moro em Curitiba e tenho uma tia que mora em Laranjeiras do Sul/PR,fui visita-lá ano passado no começo de janeiro,e nem sinal de borrachudos, porvinhas. Só pernilongos,mas bem pouco,o repelente de tomada já resolve.

    ResponderExcluir
  45. Muito mais muito óleo de amêndoas, de girrasol

    ResponderExcluir
  46. Qualquer tipo de óleo serve e se besunte com vontade

    ResponderExcluir
  47. Ai que odeeooo desse infeliz!fdp*#¥!passo sal meio umidecido para aliviar a coceira,tenho sempre antialergico e achei um aplicativo no tablet que age como repelente e emite sons de predadores estou testando. Vou continuar procurando novas soluçoes.Ajuda ai galera!Vamos acabar com esses sanguesugas nogentos!

    ResponderExcluir
  48. Meu DEus socorro!!!!moro no sítio e tenho plantação de banana pense ..é o hotel dessas pragas..tem dias q não da pra aguenta...

    ResponderExcluir
  49. Espiral Alerta, também chamado de Durmabem, funciona. Trabalho na Segurança Portuária de uma empresa, cercado por mangue e passo meus pernoites acompanhado por essas pragas. Só isso pra tirar o meu sono!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o espiral EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE um veneno pra os pulmoes!!

      Excluir
  50. Aqui em Itarana, na localidade de sossego, minhas irmãs tem que usar calças e ainda meias, porque os bichinhos são infernais.

    ResponderExcluir
  51. Tô fu..... Mudei para uma casa que tem muito.

    ResponderExcluir
  52. TENHO CHÁCARA EM ITUPEVA, E O QUE ME AJUDA É VENTILADOR E MATA MÔSCA ELÉTRICO IGUAL AO QUE SE USA EM PADARIAS

    ResponderExcluir
  53. Gente eu fui picada umas 10 x por esses distintos,a agora está inchado e coçando horrores,o que eu posso fazer? É serio,tem algumas coisa a se fazer pós mordida?

    ResponderExcluir
  54. Quais as consequências da mordida? Passa logo?

    ResponderExcluir
  55. Aqui em Carangola MG até em 2015 eles não entravam dentro de casa,só ficavam no mato, a partir de 2016 eles viraram um inferno tirando o prazer até de assistir TV, não aguento mais, tô indo à loucura com eles, vontade de mudar pra onde Neva, que inferno!

    ResponderExcluir
  56. Mosquitinho do demônio!!! Me faz tão mal que começo a tossir, perco a voz e fico toda cheia de erupções na pele....

    ResponderExcluir
  57. Moro no interior paulista e fui pescar em ilhas na região de Pontal do Paraná. Incrível como os relatos são os mesmos, ôh bichinho danado! Dos joelhos pra baixo também contei por volta de 60 picadas: não se contentam com menos de 30 picadas em cada perna, kkk.
    Mas é serio, faz 3 dias que fui vítima desse tal maruim (o popular "porvinha") e os calombos são enormes. Só de ler os posts começou a coçar! Bem que eu alertei meus amigos: sou "urbano", não sirvo pra essas coisas de pescaria e rancho. Torço para que descubram URGENTE uma solução preventiva pra esse mosquitinho do capeta!

    ResponderExcluir
  58. Centinela aspiral , é a única coisa que espanta esses capetinhas ...

    ResponderExcluir
  59. Gente minha sogra mora na Bahia, em uma fazenda de cacau,a primeira vez que fui pra lá quase enlouqueci, eles estão em todos os lugares, só consigo ficar lá 2 dias, e repelente nenhum resolve, mas agora descobri que óleo resolve, mas me sinto sebosa aff mosquito maldito, tira a paz de qualquer um.

    ResponderExcluir
  60. TIÃO NOVAES: 25/11/2016
    DEMÔNIO INVISÍVEL, PRAGA DOS INFERNOS. ISSO É COISA DO DEMO, ESTÃO ME DEIXANDO LOUCO. ATÉ PARECE QUE JOGAM ÁLCOOL EM NOSSAS PERNAS E PÕE FOGO DE TANTO QUE ARDE A PICADA DESSA PESTE.

    ResponderExcluir
  61. Pessoal bom noite. Perdi a guerra com este mosquitinho, tenho que me proteger com roupas e usar anti-histamínico se não vou coçar ate sangrar e não para mais e com as consequência que vão se acumulando. A alergista me indicou um anti-histamínico, o que me ajuda a ter um pouco de paz. O ALECTOS, não dá sono, mas é caro. Conclusão eles vão morder, mas o corpo não vai reagir e não coça mais. É a solução que encontrei para poder viver, moro no decimo andar no centro de São Paulo, tem muito aqui.

    ResponderExcluir
  62. Estou pesquisando uma área rural para montar meu sítio de aposentadoria. Sendo então que não quero mais ser urbano uma vez que há muitos vagabundos e ladrões nas cidades. Temos que redefinir o significado de "ser humano". Bem, já pesquisei todo litoral catarinense. É um verdadeiro inferno de mosquitos. Depois passei a pesquisar uma altitude maior, tipo até 900m, e qual não foi a minha surpresa de ter achado um verdadeiro inferno. Cidades como Rancho Queimado apenas para desavisados tal a infestação de borrachudos. Estou bem desanimado. Vou morrer dentro do apartamento. Minha última esperança é pesquisar a região da serra catarinense. Cidades como Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Pode ter neve ou tornado, mas não mosquitos, o ano inteiro sem mosquitos. Não vou viver passando repelente todo dia. Ou então sem usar minha varanda. Essa região da serra catarinense infelizmente chove muito, e mosquito gosta de umidade. Lá a temperatura é baixa e venta bastante nos campos. Vou pesquisar, mas fiquei chateado depois de entrar em contato com uma empresa de turismo de aventuras na mata: por precaução leve repelente... que inferno.

    ResponderExcluir
  63. Aki no Mato Grosso na fazenda dos meus avós tem demais..eles não dão sossego desde cedo ate de tarde essas pragas..ali esse por vinha é excomungado o dia todo..esse bichinho não é de Deus. Isso é satanás disfarçado pra infernizar..

    ResponderExcluir
  64. Uma dica pra não ficar com marcas, caroço ou coceiras é logo que for picado tentar espremer a enzima (aguinha) que o corpo libera após a picada até sair sangue, tentar tirar o máximo possível, espremer de todas as direções possíveis e logo em seguida colocar vinagre de álcool em cima, talvez área um pouco no começo, mas espremer pra tirar todo aquele líquido o mais breve possível, melhor.

    ResponderExcluir
  65. Esses malditos entram até em baixo da coberta quando me deito para dormir, é uma praga

    ResponderExcluir
  66. Eu moro no primeiro andar no prédio localizado no bairro de Tatuapé, aqui tem muito micuim apesar de ter colocado telas em todas as janelas. Ele é tão pequeno que passa pela tela. Geralmente gosta de picar nos pés durante o dia e a noite quando durmo pica no pescoço! A única solução é não abrir as janelas e usar raquete elétrica. Você não vê voando mas com a raquete elétrica matam bastante!

    ResponderExcluir
  67. Mudei para Itanhaém faz dois meses e literalmente no fundo do meu quintal é o mangue, estamos no inverno e já é problema, imagina quando chegar o verão. Não sou muito alérgico, mas já estou cheio de pintinhas vermelhas nas pernas. Como todos aqui, eu também estou estudando como conviver com esta praga dos infernos.
    Dentro de casa tenho dedetizado todos os dias com a bomba fritz e inseticida é o BAYGON LÍQUIDO BASE ÁGUA, tem resolvido bem, pois os que sobrevivem ficam bem atordoados e até mato na mão.
    Farei experiências no fundo do quintal as 16 horas para ver se melhora.
    Eu nunca gostei de passar óleo na pele, mas vou aderir ao óleo de amêndoas que muitos recomendam.
    Como relente para a pele tenho usado o Repelex que ajuda bastante, mas não resolve. Eita bichinho desgraçado.

    ResponderExcluir
  68. Eu também tenho uma chácara em Itupeva e lá também tem estes pestinhas.Estamos todos picados.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde, pessoal. Li o tanto de sofrimento que este pequeno inseto infernal vem causando e resolvi postar a minha experiência. Apesar da minha casa ser totalmente telada, ele conseguia entrar. Aliás não sei como a infestação teve início. Se vieram de fora, através de algumas plantas que coloquei dentro de casa, se vieram nas flores que a minha mãe tinha mania de trazer para dentro da casa ou se simplesmente entravam pelo espaçamento da tela. Algumas telas tinham 1mm de espaçamento e outras 2mm. A primeira coisa que fiz foi tirar todas as plantas de dentro, inclusive pedi, por enquanto, para a minha mãe não trazer flores para dentro. Troquei as telas convencionais por telas anti afídeos, usadas em citricultura, pois o espaçamento é menor. De cara já senti uma melhora e matei alguns na tela tentando escapar, geralmente ao entardecer. Aqui eles gostam de picar à noite, quando fico no computador. Adoram picar as mãos e na parte interna do cotovelo. Se puderem, picam no rosto e pescoço. Coça muito. Como não conseguem mais entrar e ainda há alguns infernizando por aqui, desconfio que fizeram um criadouro num banheiro pequeno que tenho. Ele não tem uma boa iluminação natural e ventilação, portanto é úmido. Ambiente perfeito para o mosquito. Hoje borrifei Kothrine SC nos boxes e ralos para ver se eles somem de vez. Caso consiga exterminá-los totalmente posto nova mensagem. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  70. tenho um pet shop e esses seres infernais resolveram se acomodar na minha loja,eu não aguento mais ver essas nuvens de mosquitinhos voando livremente no meu território.Tem que ter um jeito de eliminar esses malditos

    ResponderExcluir
  71. Já vi pelos comentários que não tem jeito. Mas...eu ri muito com vcs.

    ResponderExcluir
  72. A receita pra não ser picado é simples: "Detergente", é só passar nas pernas e nos braços que eles não pegam. Aprendi com um Caiçara.
    Repelente nenhum funciona, só detergente

    ResponderExcluir
  73. Gente não existe nada melhor que passar detergente pra não ser picado. Aprendi com um Caiçara, podem confiar

    ResponderExcluir
  74. ESSE MOSQUITO É INFERNAL MESMO, MESMO COM TANTAS RECEITAS CASEIRAS, NÃO ENCONTREI NENHUMA QUE DE CONSIGA REPELIR ESSE MOSQUITO MALDITO.

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...