Faz mal Tomar Banho depois de Comer. Verdade ou Mentira?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


by Telma M
Desde que eu era menina ouço as pessoas dizerem que é perigoso tomar banho depois de comer.
Será que isso é mesmo verdade? Será que faz mal entrar na piscina depois do almoço? E nadar no mar após uma bela refeição? Faz mal comer um churrascão e depois dar um mergulho?
Depois de tanto ouvir essas histórias eu resolvi fazer uma pesquisa para saber o que pensam os profissionais de saúde e também os leigos sobre esse assunto.
Popularmente, todos nós já ouvimos alguém dizer que depois de uma refeição o sangue é todo desviado dos músculos para o estômago para que a digestão seja feita e por isso, se entrarmos na água logo depois do almoço pode faltar sangue nos músculos, o que pode provocar câimbras, ou pior, pode faltar sangue no estômago e dar indigestão. Em ambas as situações a pessoa pode morrer.

Bom, então vamos discutir essas crenças populares e ver o quanto há de verdade e de mentira.
Há algumas variantes a serem consideradas: a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água, a forma do banho (se é imersão ou chuveiro), a intensidade dos exercícios dentro d´água.
Se você estiver num belo churrascão, comer muita carne, beber meio barril daquele chopinho super gelado e depois resolver dar um mergulho naquela piscina azul e convidativa (ou no mar), aí é preciso que alguém com mais juízo o segure e o impeça de pular com roupa e tudo na água.

O estômago cheio vai requisitar muito sangue para a digestão, mas se você resolve nadar, seus músculos vão precisar de muito sangue também para executar os exercícios. Aí acontece um conflito entre o seu estômago e seus músculos. Quem vai ganhar essa batalha? Provavelmente você terá uma indigestão acompanhada de câimbras. Nesse momento é que podem ocorrer os acidentes graves. Se ninguém estiver por perto para socorrê-lo, você pode até morrer.
E a temperatura da água? Qual é a influência dela na digestão?
Vamos supor que seu corpo esteja super quente naquele dia de calor intenso. Você pula na água gelada e seu corpo se vê com um problema de três incógnitas para resolver: regular a temperatura corporal, fazer a digestão e manter os músculos em atividade! Para que submeter seu corpo a esse estresse? De repente ele não dá conta do recado e entra em colapso...

Se o banho for muito quente, seu corpo vai tentar regular a temperatura mandando mais sangue para a pele, o que provoca uma briga entre o estômago e a pele. Novamente seu corpo terá que fazer escolhas, prejudicando a digestão e não conseguindo regular a temperatura adequadamente.
O que é pior após as refeições, banho de chuveiro ou banho de imersão?
O banho de chuveiro faz uma massagem corporal menos intensa do que a massagem feita por um banho de imersão, portanto, faz menos mal tomar banho de chuveiro do que banho de imersão. Mas se compararmos com natação... Nadar é um exercício físico mais intenso do que ambas as formas de banho, logo dá para perceber que faz mais mal nadar do que entrar na piscina e ficar paradinho na beirada. Só que é difícil alguém entrar na piscina e ficar paradinho.
Se você entrasse na piscina ou no mar e ficasse paradinho, não iria fazer mal, mas o problema é que você vai nadar...

Outra coisa que é preciso falar é sobre o tempo da digestão. Nossa digestão começa alguns minutos depois de acabarmos de comer. Se você acabar de comer e for imediatamente tomar banho, não acontece nada, pois a digestão ainda nem começou. Mas se deixar passar uma hora, a digestão estará bem no meio. Um banho de chuveiro não provoca nenhum mal, mas já um exercício intenso de natação poderá prejudicar a sua digestão.
Eu aconselho você a não entrar na água depois de comer, mas se você estiver acostumado... Não vai acontecer nada.
Finalmente é preciso comentar que depois de um churrasco com cerveja ou chopp fica todo mundo “meio” alienado, não tem ninguém lúcido o suficiente para salvar alguém passando mal. Os gritos são considerados como farra. Ninguém presta atenção e lá se vai sua melhor chance de ser salvo...

Artigos Recomendados:
 

13 comentários:

  1. Olá querida !!

    Muito interessante e útil esta postagem !
    Eu mesma não tinha conhecimento destas informações e realmente fica o alerta para algumas situações.
    Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo !!
    Obrigada por compartilhar conosco !
    Um beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Olá Telma,

    Eu tambem, desde criança já ouvi tantas "crendices", hoje eu sei que muitas não são verídicas, mas outras ainda tenho meus receios, prefiro respeitar o que os "mais velhos" recomendavam.

    Bom ler seu texto, considerei de importante utilidade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Comer e ir tomar banho.......ou da um mergulhinho na piscina não da nada..
    Falo isso pq já fiz várias vezes e não da nada.é crendice..
    Quem nem comer manga e tomar leiteeeee,nada demais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia pôster completo para depois comentar

      Excluir
  4. uhhhh muito bom!!

    realmente eu desde pequeno ouço essa mesma história...

    ResponderExcluir
  5. Então, resumindo o problema, não existe NENHUM mal em comer e tomar banho. O que não pode é COMER e FAZER EXERCICIOS FISICOS...

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, obrigada por sua participação.
    É verdade, Irineu, você resumiu bem o que eu tentei dizer.
    Abraços
    Telma

    ResponderExcluir
  7. dos tantos blogs, esse valeu a pena dar uma olhadinha, valeu mesmo, muito bom. parabens.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a sua maneira de escrever, bem natural e informativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Comer e entrar numa piscina é uma coisa... comer e praticar natação é outra !!!!

    ResponderExcluir
  10. gostei do que vc escreve do modo que vc escreve adoro seu blog

    ResponderExcluir
  11. ouço essa mesma historia isso e vdd

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...