AD Sense assíncrono

Um Mamífero Marsupial chamado Gambá.

terça-feira, 14 de junho de 2011


Os marsupiais têm uma bolsa ventral onde carregam os filhotes em desenvolvimento
by Roberto M.
O que é um marsupial? Por que o gambá é considerado um animal marsupial?
O gambá é um animal encontrado por todo o Brasil. Ele vaga à noite pelas matas e chega até a invadir jardins e quintais à procura de frutos, pássaros e ovos nos ninhos.
Os gambás possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir. Neste período o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas.

Esse animal parece um grande rato, de grossos pêlos cinzento-escuros. Tem longa calda nua, preênsil, que o prende nos galhos, e fortes garras, que lhe permitem subir em árvores.

Na sua região ventral (relativo ao ventre, à região abdominal) fica o marsúpio, que significa bolsa (daí o nome marsupial), onde se desenvolvem os filhotes após o nascimento em forma de embrião, pesando aproximadamente dois gramas cada um. Dentro do marsúpio, presente em todos os marsupiais, cada filhote fica preso a um mamilo até completar o desenvolvimento. Após algum tempo, eles saem da bolsa e ficam agarrados ao corpo da fêmea, que em cada cria tem mais de dez filhotes.
 
Os filhotes de gambá ficam agarrados ao corpo da mãe após saírem da bolsa
 
Os gambás são inofensivos, mas podem atacar e morder quando se sentem ameaçados. Como defesa, costumam eliminar uma secreção de forte odor, produzida por glândulas na região axilar. Na fase do cio, a fêmea costuma exalar este odor para atrair, de forma mais intensa, a atenção de eventuais pretendentes.
Outros marsupiais bastante conhecidos são os cangurus e os coalas, muito comuns na Austrália.
 
Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...