AD Sense assíncrono

Tropical, Temperada, Polar. As zonas térmicas da Terra.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Conheça as zonas climáticas da Terra. Os trópicos e os círculos polares delimitam as zonas térmicas. Descubra onde fica e quais as características da Zona Tropical, das Zonas Temperadas e das Zonas Polares.


Zonas Climáticas ou Térmicas da Terra
by Roberto M.
“Moro num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza. Mas que beleza!”
Esse é o primeiro parágrafo da letra de uma música, gravada há muito tempo pelo cantor Jorge Ben Jor, chamada “País Tropical”.
Mas por que o Brasil é chamado de país tropical?
Porque sua maior parte (mais de 90%)  fica na zona tropical da terra.
Existe uma pequena parte do Brasil que fica na zona temperada:

É a região sul (a menos de uma pequena parte ao norte do Paraná), uma pequena parte ao sul de São Paulo na região sudeste e uma "pontinha" ao sul do estado de Mato Grosso do Sul na região centro-oeste. Todo o resto é tropical. 


Mas o que são e, quais são as zonas climáticas da terra? Por que há, na terra, lugares muito frios e outros muito quentes?

Vimos no artigo sobre as coordenadas geográficas, que os meridianos e os paralelos são indicados por graus de circunferência. Vimos também, que algumas dessas linhas recebem nomes especiais, como a linha do Equador (coordenada inicial de grau zero ou 0° dos paralelos) e o meridiano de Greenwich (coordenada inicial de grau zero ou 0° dos meridianos).  

TRÓPICOS E CÍRCULOS POLARES

Entretanto, além do Equador, há outros paralelos que recebem nomes exclusivos. Vamos ver quais são eles:
- Trópico de Câncer – paralelo localizado a 23°27’ de latitude norte.
- Trópico de Capricórnio – paralelo localizado a 23°27’ de latitude sul.
- Círculo polar Ártico – paralelo localizado a 66°33’ de latitude norte.
- Círculo polar antártico – paralelo localizado a 66°33’ de latitude sul.

Sistema de coordenadas terrestre


Esses paralelos recebem nomes especiais porque são muito importantes. Os trópicos e os círculos polares servem para delimitar as zonas climáticas da terra.
Essas zonas foram concebidas para destacar a influência da insolação ou luminosidade solar nos diversos pontos da terra.

As zonas térmicas da terra são: zona tropical ou intertropical; zonas temperadas e zonas polares.

Zonas Térmicas da Terra:Tropical, Temperada e Polar


ZONA TROPICAL

Zona tropical é a faixa da terra localizada entre os dois trópicos. É chamada também de zona intertropical. É uma zona de baixas latitudes e caracteriza-se por receber a luz solar com mais intensidade. Nessa faixa, os raios solares incidem verticalmente e por isso, é a zona mais quente do nosso planeta.

Zona Tropical. Raios Solares Verticais, "sol a pino"


ZONA TEMPERADA

Zona temperada é a faixa da terra compreendida entre o trópico e o círculo polar, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São zonas localizadas em latitudes médias e a característica dos raios solares é incidir de modo mais ou menos inclinado. Quanto maior o afastamento em relação ao Equador, maior será a inclinação dos raios solares. Isso reduz a quantidade de luz e calor recebido do Sol. Desse modo, as zonas temperadas são menos quentes e iluminadas que a zona tropical.

Zona Temperada. Raios solares Inclinados


ZONAS POLARES

Zona polar é a faixa da terra localizada além do círculo polar, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São zonas localizadas em altas latitudes e recebem os raios solares muito inclinados e, portanto, muito fracos. Devido a isso, essas regiões são muito frias.

Zona Polar. Raios Solares muito inclinados e fracos


Como pudemos ver, as diferenças de temperaturas nas diferentes zonas, se relacionam basicamenteà forma da Terra e à sua posiçao em relação ao Sol. O fato de a Terra ter a forma esférica  faz com que  os raios solares não a atinjam uniformemente em toda a superfície.
Bibliografia: Moreira, Igor – Construindo o espaço do homem ,Volume I – Editora Ática, 1998

Artigos Recomendados:

14 comentários:

  1. Quero agradecer a um certo "Sr. Anônimo", por ter me alertado sobre o esquecimento de comentar que cerca de 8% do Brasil está na zona temperada. Já corrigi a falha. (pena não dar para agradecê-lo nominalmente!)

    ResponderExcluir
  2. vlw consegui acaba meu tema !!!

    ResponderExcluir
  3. e quero saber a Zona Termica de Altônia no Parana por favor me ajudem eu preciso disso para hj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade de Altônia, no Paraná, está localizada a 23°52’26” de latitude Sul, ou seja, está abaixo do trópico de Capricórnio. Sendo assim, sua zona térmica é a Zona Temperada do Sul.
      O clima de Altônia é o clima subtropical, clima esse que abrange o extremo sul do país, abaixo do trópico de Capricórnio.
      Nessa área predomina a massa tropical atlântica, embora no inverno sejam comuns as frentes frias, que se originam da massa de ar polar atlântica. É um tipo de clima em que as temperaturas médias variam entre 30°C de máxima e 15°C de mínima. No verão faz calor e no inverno, eventualmente, pode até gear.

      Excluir
  4. gostei demais ajuduou na minha atividade

    ResponderExcluir
  5. Bom demais me ajudou muito , obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  6. Por acaso só existem as zonas térmicas que estão representadas acima? Me recordo de ter ouvido sobre uma tal de zona intertropical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OH Sr. Ninguem,
      Realmente o senhor já ouviu falar em zona intertropical sim.
      E se tivesse lido a postagem teria percebido que zona intertropical é um outro nome dado à zona tropical.
      Zona tropical ou zona intertropical é a mesma coisa.
      Intertropical significa inter ou entre os trópicos.

      Excluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...