AD Sense assíncrono

Báculo ou Costela. De qual osso de Adão foi feita Eva?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Báculo é um dos vários ossos do esqueleto que são dissociados do restante do corpo esquelético. É o osso peniano de certos mamíferos. O ser humano não tem báculo. Por que será?


Adão e Eva no Paraíso.
by Roberto M.
O que é báculo? Por que os humanos não possuem o osso báculo? Conheça duas versões para isso.
Báculo, também chamado de OS pênis, ou OS priapi, é o osso peniano de certos mamíferos. 
O Báculo é um dos vários ossos do esqueleto que são dissociados do restante do corpo esquelético. É usado para a cópula e o seu tamanho e forma variam com as espécies. Suas características são, por vezes, usadas para diferenciar espécies semelhantes.

É encontrado em todos os mamíferos insetívoros (por exemplo: ouriços e musaranhos), nos morcegos, nos roedores, nos carnívoros e em todos os primatas, exceto nos seres humanos.
Essa ampla distribuição sugere que o báculo apareceu no início da evolução dos mamíferos. Apenas alguns poucos, tais como, Equídeos, marsupiais, lagomorfos e hienas, não possuem báculo.

Gorilas e chimpanzés possuem báculo. Nos chimpanzés, o báculo fica localizado na parte inferior do órgão e mede aproximadamente dois centímetros de comprimento. Na espécie humana, a rigidez da ereção é conseguida inteiramente graças à pressão sanguínea no corpo cavernoso.
A ausência do báculo nos seres humanos dá asas à imaginação de todos que gostam de sonhar e filosofar. Existem várias teorias sobre isso.


A VERSÃO EVOLUCIONISTA DA AUSÊNCIA DO OSSO BÁCULO

Uma delas é do biólogo inglês Richard Dawkins. Esse cientista sustenta que a ausência do báculo nos humanos é resultado de uma seleção natural. As fêmeas selecionavam seus parceiros, dando preferência aos que tinham ereção mesmo sem ter o tal ossinho, pois isso demonstrava boa saúde.


A VERSÃO MÍTICA DA AUSÊNCIA DO BÁCULO NOS HUMANOS

Outra teoria foi formulada por Scott Gilbert e Ziony Zevit (professores americanos) em um artigo para o American Journal of Medical Genetics, onde propõem que o osso do pênis poderia ser em realidade a mítica costela de Adão com a qual, segundo a Bíblia, Deus criou a mulher.

O livro do Gênesis (2:21-23) diz: “Deus observou que Adão estava só; entendeu que não poderia ser assim. Por isso, infundiu um sono profundo em Adão e enquanto ele dormia, tomou uma de suas costelas, fechou a carne e da costela extraída formou a primeira mulher...”

Mas, segundo os autores, os relatos do Gênesis podem ser um mito explicativo para a ausência de outro osso. Não a costela e sim o báculo.
Os homens deveriam ter uma costela a menos por tê-la cedido para a criação feminina, mas ao contrário, o número de costelas é igual.
Entretanto, nenhum homem tem um báculo, que ao contrário de uma costela, está associado à reprodução

Os autores dizem que no hebreu bíblico não há nenhuma palavra para designar “penis”, então algum outro termo teve que ser usado. A palavra hebraica para "costela" tem vários significados, tais como, colunas de suporte ou tábuas de suportes, logo, poderia referir, alguma coisa como suporte estrutural geral.

Além disso, continuam os professores, o relato bíblico que diz “Deus fechou a carne” (Genesis, 2:21), sugere que isto seja a costura ou a “cicatriz” (conhecida por rafe) que percorre a parte inferior do penis e do escroto indo até o ânus.

Como conclusão, segundo Gilbert e Zevit, a mulher não advém da costela do homem, mas sim do báculo, o osso peniano de quase todos os mamíferos, agora ausente na raça humana.
Bibliografia: Gilbert, Scott F. and Ziony Zevit. 2001. Congenital human baculum deficiency: The generative bone of Genesis 2:21-23. American Journal of Medical Genetics 101(3): 284-285.


Artigos Recomendados:

14 comentários:

  1. Sou ateu e vou dar minha opinião, não me apedrejem. Se Deus criou um homem sem precisar de nada, porque precisaria de um osso masculino pra criar a mulher ? Simplesmente criaria. Esse pensamento é no mínimo machista e ignora a inteligência e o poder que acreditam que Deus tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que eu sei Deus fez o homem do barro

      Excluir
    2. Deus teria poder para formar Eva a partir do barro assim como Adão, Ele é onipotente. Deus retirou uma parte de Adão para formar Eva na intenção de mostrar que os dois são um. (Gn 2.23 ) "Agora sim!
      Esta é carne da minha carne
      E osso dos meus ossos. Ela será chamada de mulher porque Deus a tirou do homem" notamos que em hebraico homem é ish e mulher é ishá. Portanto a formação da mulher a partir de Adão não é uma demonstração de inferioridade mas sim uma analogia velada à seriedade do casamento, que mais adiante seria introduzida ao mundo. É uma indicação à igualdade entre homem e mulher no momento da criação. Tendo isso em vista vemos que deve haver cuidado e respeito mútuo pois os dois são unos. Carne da carne.

      Excluir
    3. Veja o mito de Lilith da mitologia judaica. Ela teria sido a primeira esposa de Adão, independente e etc. Basicamente a relação não deu certo, então deus criou Eva da costela de Adão, para que esta fosse submissa à ele. Assim as mulheres seria submissas aos homens. Algo assim.

      Excluir
  2. Os cachorros e gatos, e talvez outros mamíferos têm uma glândula que libera um odor específico de cada um, nós temos?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Ateu em cima... Se ele é omnipotente, ele TUDO pode, não seria necessário dar ao homem título de criador da mulher. Só pra exercer o machismo cego e ridículos dos crentes.

    ResponderExcluir
  4. É um descrédito à raça humana o fato de, em pleno século XXI, ainda existam pessoas que levem à sério as histórias da carochinha da bíblia...

    ResponderExcluir
  5. Faz todo sentido. É um pensamento totalmente racional o desses pesquisadores!
    Mas as pessoas devem acreditar naquilo que quiserem...

    ResponderExcluir
  6. Não sou religioso, mas deus tirou a costela DE ADÃO, é a costela dele que deve ter um osso a menos e não a de todos os homens.
    Quando surgem esses assuntos religiosos, me acho vivendo numa tribo no meio da selva fechada, muito estranho dar crédito pra isso.

    ResponderExcluir
  7. QUE NADA A MULHER É O FILÉ MINHON DA RAÇA HUMANA....que osso de costela de sei - lá - de - onde

    ResponderExcluir
  8. Se um homem lhe é amputado uma de suas pernas toda sua descendência nasce sem uma perna? CLARO QUE NÃO, toda sua descendência nasce perfeitos com as duas pernas. Ao meu ver essa descoberta lança por terra a especulação que os homens descendem dos macacos!! E confirma que somos todos obras originais das maos de Deus nosso criador.
    Sem mais, muito claro isso!

    ResponderExcluir
  9. Eu temo por essas pessoas do mundo porque deus enviou seu unico filho para ser umilhado e açoitado pra sauvar pessoas tão inconpreesivais, agora entendi o significado da biblia quando jesus falo que o numero de perdidos seria igual os grãos da areia do mar. O dia do juizo esta proximo porque a vinda do filho do homem sera como um ladrao. Aquele que não consequir a graça infelismente sofrera.

    ResponderExcluir
  10. Se o homen veio primeiro, como vc me explica os cromossomo sexuais xy? o cromossomo sexual xxx e predominante, o y e apenas um x quebrado. criaram esta história de costela, para tira o poder que a mulher tinha sobre sua vida, e passar o poder para mãos de homens, religião e estado.

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...