AD Sense assíncrono

O sol. Saiba o que é esse nosso astro vital.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curiosidades sobre o Sol. Temperatura, tamanho, gravidade e distancia do Sol à terra


By Roberto Manolio
Você sente calor quando a temperatura está a 35 graus centigrados à sombra? Imagine então viver no Sol, aonde a temperatura chega a mais de 6 000 graus. Você fica espantado quando ouve falar de um furacão que se desencadeia na estrondosa velocidade de 190 Km/h e que arruína casas, bosques e plantações? Então pense nos furacões solares, que se movem numa velocidade simplesmente inacreditável de 580 000 Km/h. E a força da gravidade solar? Só para comparar, poderíamos dizer que se o recordista mundial de salto em altura fosse saltar
no Sol, não saltaria mais que 6 cm acima do solo, tão maior que a da terra, é a gravidade solar.

 Muito bem, o que você acha do tamanho da terra? È muito grande com seus 40.000 km de circunferência? Considere então a circunferência do Sol que é de 4.346.000 Km. Seriam necessárias aproximadamente 1.300.000 terras para formar uma esfera do tamanho do Sol.
Entretanto, o Sol é uma das menores estrelas que existem. Parece muito grande, porque está muito perto de nós, ou seja, está a apenas 149.000.000 Km. É lógico que esse muito perto é em relação às distancias quase infinitas existentes no universo.
Felizmente, nós recebemos apenas a metade da bilionésima parte do calor do Sol (1/2.000.000.000), pois se recebêssemos o calor total, ficaríamos como as cinzas de um pedaço de papel colocado em um forno aquecido.
Uma coisa interessante, é que os raios solares, são normalmente mais quentes no inverno que no verão. E sabe por que sentimos frio de junho a agosto? Porque nessa época, os raios solares incidem menos diretamente sobre a terra. Os raios são mais quentes, mas nós recebemos menos raios.   
Muito misterioso e estranho é esse imenso forno celeste que se chama Sol. Muito pouca coisa ainda conhecemos sobre ele. Mas de uma coisa podemos ter certeza: a vida na terra depende do Sol.
Resumo: qual a temperatura do sol, qual a força da gravidade no sol, qual o tamanho do sol, qual a distância do sol à terra, quantos raios solares recebemos, astronomia, curiosidades sobre o sol

Artigos Recomendados:

4 comentários:

  1. Olá Telma !!

    Muito interessante estas informações !
    É com textos assim que conseguimos enxergar um pouco do gigantesco poder e beleza da natureza !

    Um enorme beijo !

    ResponderExcluir
  2. Olá Telma querida!
    Eu (já te disse) sou fascinada por assuntos ligados a todos os mistérios que envolvem o nosso universo. O Sol, sem dúvida alguma, é um deles. Sabe que quando assisti ao filme "Presságio" fiquei muito pensativa a respeito. Não sei se você assistiu, mas fala justamente sobre o fim do nosso planeta devido a um fenômeno descomunal que ocorre no Sol. Se você assistiu, pode me dizer se isso seria mesmo possível? Acho que estamos, sim, sujeitos aos vários fenômenos, mas penso nessa grandeza e "dependência" que temos do Sol e me pergunto mesmo: "e se alguma coisa ali sair do controle? o que será de nós?"...estamos tão expostos...
    Grande beijo, minha querida! Percebeu que adoro "viajar" nesses assuntos, né? rsrs
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Não entendi.
    pelo que sei a circunferencia da terra é de 40.075 km no equador; Circunferência da Terra nos trópicos: 36.784 km, Diâmetro equatorial: 12.756,28 km,Diâmetro polar: 12.713,5 km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Civil,
      Obrigado por me alertar, por erro de digitação tinha saído o 1 na frente dos 40000 indevidamente e eu não havia percebido. Todos os seus dados estão corretíssimos. Complementando, quero dizer que o diâmetro do Sol é de 1.390.000 Km e que a razão dos volumes do Sol e da Terra é cerca de 1.300.000 pois é uma razão entre o cubo do raio do sol e o cubo do raio da Terra.

      Excluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...