AD Sense assíncrono

A Letra perdida da introdução instrumental do Hino Nacional Brasileiro.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Você sabia que já existiu uma letra para a parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro? Conheça a letra que existiu antes do nosso famoso “Ouviram do Ipiranga...”


A letra do Hino Nacional Brasileiro que vem antes do "Ouviram do Ipiranga..."
by Roberto M.
Todos que conhecem o Hino Nacional Brasileiro sabem que sua estrutura melódica é formada por uma introdução somente instrumental seguida da melodia que recebeu letra de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada.
Ao acompanharmos a execução do nosso hino, já sabemos que vamos escutar, primeiro, a introdução instrumental para, depois, começarmos a cantar o “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas...”

Agora, o que pouca gente sabe, é que já existiu uma letra para a introdução instrumental do Hino Nacional Brasileiro.
Já existiu uma época em que se cantavam, palavras, antes do “Ouviram do Ipiranga”.
Vou mostrar, aqui, um pouco dessa história.

HISTÓRIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

A música do nosso hino foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822. Inicialmente ela não era um hino, mas sim uma música, chamada “Marcha Triunfal”, para ser tocada por bandas e fanfarras nas comemorações da independência do Brasil que acabava de ser proclamada.
Quando da abdicação de D. Pedro I, em 1831, essa melodia, acompanhada de versos de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, tornou-se muito famosa e passou a se chamar “Hino 7 de Abril”, data do anúncio da abdicação.

A letra, entretanto, foi logo esquecida por ser considerada muito ofensiva aos portugueses, mas, a melodia continuou a ser executada em todas as solenidades públicas e chegou a receber alguns outros versos de autores desconhecidos.
A partir de 1841, quando da coroação de D. Pedro II, a música, sem letra alguma, passou a ser considerada como “Hino do Império” e era tocada em todas as aparições púbicas do imperador.

Com a proclamação da república, em 1889, os políticos resolveram fazer um concurso para a elaboração de um novo hino.
O povo, entretanto, não queria a mudança e, manifestações populares fizeram com que Deodoro da Fonseca oficializasse a música de Francisco Manuel da Silva como Hino Nacional Brasileiro.
A composição de Leopoldo Miguez, vencedora do concurso, seria estabelecida como Hino da Proclamação da República.

Somente em 1909, ainda não oficialmente, surgiu o poema de Joaquim Osório Duque Estrada para acompanhar a melodia do Hino Nacional. Depois de 11 modificações na letra, em 6 de setembro de 1922, véspera da data do centenário da Independência, o presidente Epitácio Pessoa, finalmente, declarou a letra que conhecemos hoje como sendo a letra oficial do Hino Nacional Brasileiro.

Entretanto, nessas idas e vindas das letras do hino, houve uma época em que a introdução instrumental tinha, também, uma letra.
Os versos, atribuídos a Américo de Moura (um paulista de Pindamonhangaba) acabaram sendo excluídos quando da promulgação da versão oficial do hino.

Para quem quiser conhecer, segue abaixo, a transcrição dos versos de Américo de Moura.
Se quiser ouvir a música da introdução acompanhada de sua antiga letra, é só clicar na seta do tocador logo abaixo da Bandeira Brasileira. É uma gravação rara, de uma qualidade não muito boa, mas dá uma boa ideia de como era a introdução cantada.

Clique no player abaixo da Bandeira e ouça a introdução do Hino Nacional Brasileiro com sua antiga letra


LETRA DA INTRODUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

Gravai com Buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz

À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! sus, oh, sus!


Curiosidade: O termo “sus” é uma interjeição de origem latina que visa criar alento e que o dicionário diz ser equivalente a avante. É uma expressão que pretende infundir ânimo; coragem.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o Hino Nacional Brasileiro, inclusive sobre as regras de como cantá-lo corretamente é só ler o artigo “Hino Nacional Brasileiro. Como cantar corretamente."
Lá você poderá, também, ver a transcrição integral da letra oficial, bem como escutar o hino acompanhado da letra.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Uma parte da historia que esta perdida e que poderia muito bem ser devolvida e inserida aos brasileiros de hoje!

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...