AD Sense assíncrono

5 Poderosas Razões para elogiar alguém com sinceridade, e como fazer isso.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Enaltecer as qualidades ou as virtudes de algo ou alguém, isto é elogiar. Conheça os motivos pelos quais se deve fazer elogios sinceros. Saiba por que não se pode elogiar com falsidade. Veja dicas de como fazer elogios verdadeiros.


As razões para elogiar sinceramente e como fazer para elogiar sem falsidade.
by Roberto M.
O que dizer sobre os elogios? Alguns são sinceros, outros nem tanto. Alguns são completamente o oposto, ou seja, falsos.
Há pessoas que gostam de ser elogiadas. Há outras que se sentem um pouco desconfortáveis e constrangidas quando o recebem.
Raciocinando comigo mesmo, percebi que existe muito pouco elogio no mundo. Eles são subutilizados e subestimados.

Frequentemente eles se perdem entre fofocas e pensamentos negativos, entre reclamações de tudo e de todos.
É muito comum nos depararmos com observações negativas sobre a realidade do cotidiano, elas são abundantes. Observações positivas, no entanto, quase não existem. Tudo gira em torno do mau humor.

Disse Vitor Hugo em uma de suas obras: “Um elogio é algo como um beijo através de um véu”.
Entretanto, tem de se ter muito cuidado ao elogiar. O elogio para ter valor, tem de ser sincero e colocado na hora certa.
Já dizia Mark Twain: “Não ofereça um elogio e peça um favor ao mesmo tempo. O elogio que é cobrado não tem valor.”

Bem, depois desse preâmbulo, vou dar aqui cinco ótimas razões de por que é um grande negócio a maior utilização dos elogios sinceros e genuínos na convivência do dia-a-dia. Em seguida, darei três dicas de como fazer um elogio corretamente.

RAZÕES PARA ELOGIAR

1 – Deixar alguém feliz.

Você pode melhorar o dia de alguém e isso já é uma grande coisa.

2 – Aumento da positividade.

Mantendo o foco no lado positivo das pessoas, você aumenta sua própria positividade. Ao encarar as coisas pelo lado bom, você vai notar mais coisas positivas sobre si mesmo, sobre sua própria vida e em todas as coisas em seu entorno. A maneira com que você encara a vida, diariamente, refletirá no modo de ver todas as coisas, não apenas as outras pessoas.

3 – Você recebe o que você dá.

Não pense nisso quando for elogiar alguém. Pode fazer o elogio parecer falso e com o objetivo de obter algo da outra pessoa.
Mas, ainda assim, frequentemente, as pessoas têm uma forte tendência de querer dar o que receberam. Talvez, não imediatamente, mas ao longo do tempo, uma relação recíproca de positividade pode ser construída. Em geral, o que você dá, você tende a receber de volta do mundo ao seu redor.

4 – Atratividade.

Positividade, reconhecimento e capacidade de se expressar com sinceridade são três características atrativas, tanto no relacionamento pessoal como no profissional. Normalmente, as pessoas tendem a querer ficar e/ou trabalhar com indivíduos que têm essas características.

5 – É divertido.

Quando você dá um verdadeiro e sincero elogio, você acende uma centelha de felicidade dentro do seu próprio íntimo.

COMO ELOGIAR

Agora, as três dicas para fazer elogios com habilidade.

1 – O elogio tem de ser verdadeiro.

Se não for assim, você estará apenas tentando tirar proveito daquele que está elogiando. Isso não funciona e sua falsidade tirará o brilho do elogio.
O elogio deverá ser feito com palavras bonitas e positivas, mas, uma linguagem corporal e uma tonalidade de voz que não estejam dizendo a mesma coisa podem, muitas vezes, não passar uma boa impressão. E a regra de que aquilo que você dá você recebe, sempre se aplica.
O que você sente enquanto está fazendo o elogio é o que espelhará o resultado. Certifique-se de que há um sentimento sincero por trás de suas palavras.

2 – Cultive o hábito do reconhecimento.

Isso permitirá que você descubra todas as coisas realmente agradáveis sobre as pessoas.
Se este sentimento estiver fechado, será muito mais difícil encontrar coisas positivas nas pessoas e, dar elogios que sejam realmente totalmente sinceros será quase impossível.
Tente apreciar todas as coisas ao seu redor (casa, amigos, família, alimentos, paisagens, roupas), com sentimento de reconhecimento e gratidão, pelo menos alguns minutos por dia para construir esse hábito.

3 – Elogie algo que seja importante para a outra pessoa.

Pode ser (pelo menos em alguns casos) uma boa prática, não fazer elogios sobre coisas que a outra pessoa não tenha um bom conhecimento, ou sobre algo que ela já tenha sido elogiada milhares de vezes antes.
Aparências e outras besteiras mais superficiais são exemplos de tais coisas.
Elogios que já esperados não são tão poderosos. Mesmo que seu elogio seja sincero, ele pode ser misturado e confundido com todos os outros elogios semelhantes e não tão sinceros que a pessoa já recebeu.
Em vez disso, observe o que faz essa pessoa confiante. Quais são suas paixões, qualidades, interesses e realizações mais admiráveis? O que você sinceramente aprecia nessas coisas?

Finalmente, lembre-se, praticamente não importa qual seja a resposta, você ainda pode se sentir bem em dar um elogio.
Como dizia o estoico pensador romano Sêneca: “Como a outra pessoa responde, o que ela diz ou sente, não é de sua responsabilidade”.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Vou deixar aqui meu elogio ao artigo! Gostei e concordo mto com a visão positivista! Bora treinar!

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...