AD Sense assíncrono

Fotossíntese e respiração, uma interdependência vital na biosfera.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Fotossíntese das plantas, através da clorofila, consome gás carbônico e libera oxigênio. A Respiração, ao contrário, consome oxigênio e libera gás carbônico. Ambos necessitam da energia solar.


Esquema da fotossíntese das plantas.
by Roberto M.
O que é fotossíntese? O que é respiração? Quais as relações de interdependência existentes na biosfera? O que é biosfera?
Já falamos sobre a estrutura da Terra e sobre a constituição da crosta terrestre (litosfera), da atmosfera (ar) e também sobre a superfície terrestre, que é o ponto de contato entre as esferas do planeta (litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera).

Todos esses elementos reunidos criam as condições necessárias à existência dos seres vivos.
 A essa esfera ou espaço da superfície terrestre com condições de ter vida, damos o nome de biosfera.
A biosfera compreende o conjunto dos seres vivos e dos elementos do ambiente com os quais eles interagem: solo, água, ar, etc.

O ar e a água aliados à energia solar são condições essenciais para a vida em nosso planeta. Cada fenômeno da natureza está em constante relação com os demais, se um deles se altera, todos se alteram.
Os seres que vivem na superfície terrestre dependem uns dos outros e mantêm íntima relação com as condições do ambiente.

Na natureza, a flora (os vegetais) depende da fauna (os animais) e vice-versa. Os animais são interdependentes entre si, assim como os vegetais também o são.
Existe intensa relação entre todos os seres vivos da superfície da Terra.
Entretanto, de todos os seres vivos, apenas os vegetais verdes e as algas, com clorofila (pigmento que dá coloração verde às plantas), realizam a fotossíntese, que é essencial para a existência da vida.

FOTOSSÍNTESE

Basicamente a fotossíntese se resume ao seguinte:
Através da clorofila, os vegetais verdes e as algas (incluindo-se aí os plânctons, comuns nos oceanos e lagos, e básicos na alimentação dos peixes) captam a energia do Sol e retiram o gás carbônico da atmosfera. Combinando o gás carbônico com a água e sais minerais, as plantas produzem substâncias orgânicas (açúcares, amidos, celulose, os chamados carboidratos) que apresentam alto teor energético.

Ao realizar o trabalho de fotossíntese, as plantas liberam oxigênio, que ao se combinarem com os carboidratos, liberam calor (uma forma de energia) na superfície terrestre.
Para sobreviver e realizar todas as suas atividades, os animais necessitam de energia. A sobrevivência e a reprodução dos animais são garantidas pelo consumo das substâncias orgânicas que as plantas produzem ao realizar a fotossíntese. Se não existissem os vegetais, os animais não existiriam.

RESPIRAÇÃO

Por sua vez, os animais realizam o trabalho da respiração.
A respiração é o contrário da fotossíntese e basicamente consiste no seguinte:
A respiração consome oxigênio, libera gás carbônico, destrói as substâncias orgânicas e libera energia.

Os vegetais também realizam o trabalho da respiração, mas a quantidade de gás carbônico liberado para a atmosfera é muito pequena. Dessa maneira, com a respiração, os animais devolvem à biosfera o que as plantas retiram quando realizam a fotossíntese.

INTERDEPENDÊNCIA

Existe, portanto, uma grande interdependência entre a fotossíntese e a respiração. Um processo complementa o outro e os dois necessitam da energia solar para serem realizados.
Enquanto os vegetais absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, os animais consomem oxigênio e devolvem gás carbônico à biosfera.

Os dois processos foram indispensáveis e fundamentais para o surgimento da vida no planeta e continuam sendo essenciais para a reprodução das espécies.
Bibliografia: Vesentini, J. William & Vlach, Vânia – Geografia Crítica – Vol. I – 13ª Edição - Editora Ática.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...