AD Sense assíncrono

As quatro estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno.

sábado, 26 de maio de 2012

Primavera, verão, outono e inverno. As quatro estações do ano. Entenda por que existem as 4 estações. Como elas são definidas. Conheça o calendário das estações e saiba quais são os períodos das 4 estações no hemisfério norte e no hemisfério sul.


Primavera, Verão, Outono e Inverno. As 4 estações do ano.
by Roberto M.
Quais são as estações do ano? Por que elas existem? Por que há períodos em que faz frio e outros em que faz calor?
Já vimos em outro artigo que a Terra realiza dois movimentos principais no Universo: a rotação e a translação.
Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma (em torno do seu eixo imaginário) como se fosse um pião.

Translação é movimento que ela realiza ao redor do Sol.

Uma das consequências do movimento de rotação é a existência dos dias e das noites.
Uma das consequências do movimento de translação é a existência das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Vamos tentar entendê-las.

Na realidade, as estações do ano resultam de dois fatores: o movimento de translação da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação.
Sabemos que o eixo de rotação da Terra está inclinado em relação ao plano de translação. Essa inclinação é sempre constante e mede 66 graus e 33 minutos. Ao mesmo tempo, o Equador terrestre está 23° 27’ inclinado em relação a esse mesmo plano.

O eixo terrestre está inclinado 66°33' em relação ao plano da órbita terrestre.

Por causa dessa inclinação, que é sempre a mesma, acontece uma coisa importante durante o movimento de translação: durante um período do ano, o hemisfério sul fica mais exposto à luz solar e, em outro período, o hemisfério norte recebe maior insolação.
É por isso que acontecem as estações do ano.

As estações do ano conforme vai se dando o movimento de translação da Terra.

Em dezembro, o hemisfério sul recebe os raios solares com mais intensidade que nos outros meses do ano. O hemisfério norte recebe menos diretamente os raios solares. Dizemos então que é verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.

Esquema da posição da Terra no mês de Dezembro e as respectivas estações do ano.

Em junho, ocorre exatamente o contrário. O hemisfério norte recebe os raios solares mais diretamente, enquanto o hemisfério sul os recebe com menos intensidade. Dizemos que é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.

Esquema da posição da Terra no mês de junho e as respectivas estações do ano.

Em março e setembro, os dois hemisférios recebem a luz solar com a mesma intensidade. Nesses meses, os raios solares incidem diretamente sobre a zona do Equador e vão diminuindo de intensidade na direção dos polos.
Nesse período, tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, a intensidade da luz solar é maior que no inverno e menor que no verão.
Em março, temos a primavera no hemisfério norte e o outono no hemisfério sul.
Em setembro inverte, é outono no hemisfério norte e primavera no hemisfério sul.

Resumindo temos:

- Durante alguns meses, o hemisfério norte recebe maior quantidade de luz solar que o hemisfério sul.
- Durante outros meses ocorre o inverso. O movimento da Terra ao redor do Sol, com seu eixo sempre inclinado na mesma direção, faz com que o hemisfério sul receba mais luz solar que o hemisfério norte.
- Verão é o período em que determinado hemisfério recebe mais luz e calor do Sol. No verão, os dias são mais longos que as noites.
- Inverno é o período em que determinado hemisfério recebe menos luz e calor solar. No inverno, as noites são mais longas que os dias.
- Primavera e outono são os períodos em que cada um dos hemisférios recebe mais luz e calor do que no inverno e menos luz e calor do que no verão. Na primavera e no outono, a duração dos dias e das noites é aproximadamente igual.

CALENDÁRIO DAS ESTAÇÕES

As datas de início de cada estação são consideradas dias especiais, chamados equinócios e solstícios (leia artigo).
Na realidade, as estações do ano não começam nem acabam exatamente nos dias indicados. Tampouco ocorrem com a mesma intensidade em todo o planeta. Mas, para fins de calendário, as estações são consideradas nos seguintes períodos.


Hemisférios
Períodos*
Norte
Sul
De 21/12 a 20/03
Inverno
Verão
De 21/03 a 20/06
Primavera
Outono
De 21/06 a 21/09
Verão
Inverno
De 22/09 a 20/12
Outono
Primavera

As estações do ano são diferentes de acordo com as zonas térmicas da Terra. Nas zonas temperadas elas são bem definidas. Na zona intertropical as diferenças entre estações são pouco percebidas, é difícil diferenciá-las.
*Às vezes, ocorrem pequenas variações nas datas do início das estações, pois o calendário não coincide exatamente com a realidade astronômica. Assim, em vez de 21 pode ser 22; em setembro pode ser 23 em vez de 22.
Bibliografia: 1)Vesentini, J. William e Vlach, Vânia - Geografia Crítica – Vol. I – Editora Ática.
                   2) Moreira, Igor - Construindo o espaço do homem - Vol. I - Editora Ática.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...