AD Sense assíncrono

Coordenadas geográficas. Localizando pontos na superfície da terra.

domingo, 29 de janeiro de 2012


Coordenadas Geográficas. Latitude e Longitude
by Roberto M.
O que são coordenadas geográficas? Para que servem os paralelos e os meridianos? O que são latitude e longitude? Equador o que é? Quais são os hemisférios terrestres?
Encontrar uma determinada casa numa cidade é relativamente fácil. Basta ter o endereço. Por exemplo: Avenida São João, número 1300, centro, São Paulo, Capital. Pronto, já sabemos onde fica.
Mas como podemos localizar uma cidade, ou um ponto qualquer da superfície da terra? 

Como achar a localização exata de um ponto no meio da floresta amazônica?
O primeiro passo é tentar dar um endereço para todos os pontos do globo terrestre.
Isso foi feito da seguinte maneira:

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Sobre o globo terrestre, foi traçado um conjunto de linhas imaginárias que formam um sistema de coordenadas geográficas. Ao conhecermos as coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a terra, saberemos, com precisão, sua localização na superfície terrestre.

Vamos explicar melhor:
Se fizermos uma comparação simplista com uma cidade, podemos dizer que essas coordenadas geográficas são como imensas ruas que se cruzam sobre a superfície da terra. Entretanto, ao contrário das ruas, elas não são visíveis, não são traçadas sobre o terreno. Essas linhas são imaginárias, são traçadas apenas sobre mapas ou globos que representam a terra.

Existem dois tipos de coordenadas geográficas: os paralelos e os meridianos.

Os paralelos são linhas traçadas horizontalmente ao redor da terra e os meridianos são linhas traçadas verticalmente ao redor da terra.

Tanto os paralelos como os meridianos são indicados por números ou, mais precisamente, por graus de uma circunferência. Um grau (1°) corresponde a uma parte, das 360 partes iguais em que se divide a circunferência.

PARALELOS - HEMISFÉRIOS NORTE E SUL

O paralelo de zero grau (0°) é a linha imaginária traçada na parte mais larga da Terra, é o paralelo de maior medida. Esse paralelo tem um nome especial. Ele foi chamado Equador e divide o planeta em duas metades. Acima do Equador está o hemisfério norte e abaixo do Equador está o hemisfério sul.
Hemisfério Norte e Hemisfério Sul


Todos os outros paralelos são traçados paralelamente ao Equador, tanto para o norte como para o sul e vão ficando com medidas menores conforme vão se afastando do paralelo de zero grau (0°). Cada paralelo é denominado por seu respectivo número de graus seguido da indicação norte ou sul. A variação é de 0° (equador) a 90°, sendo que os pólos estão a 90° do equador.
Coordenadas Geográficas. Paralelos


MERIDIANOS – HEMISFÉRIOS OCIDENTAL E ORIENTAL

Já os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na terra, passando pelos dois pólos. Diferentemente dos paralelos, todos os meridianos têm a mesma medida. Por isso, o meridiano de zero grau (0°) teve de ser convencionado. Para iniciar-se a contagem, foi escolhido o meridiano que passa pela torre do observatório astronômico de Greenwich, que fica em Londres, na Inglaterra. A esse meridiano de zero grau (0°) foi dado o nome de meridiano de Greenwich.

O meridiano convencionado como de zero grau (0°), o meridiano de Greenwich, também divide o planeta em duas metades. À esquerda de Greenwich (a oeste) está o hemisfério ocidental e à direita de Greenwich (a leste) está o hemisfério oriental.
Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental


Partindo-se do meridiano de Greenwich, que corresponde convencionalmente a zero grau (0°), são traçados meridianos tanto para leste como para oeste. Cada meridiano é denominado por seu respectivo número de graus seguido da indicação leste ou oeste. A variação é de 0° (Greenwich) a 180° (o lado oposto do meridiano que passa por Greenwich)
Coordenadas Geográficas. Meridianos


EXEMPLO DE COORDENADAS

Definido esse conjunto de linhas imaginárias, pode-se afirmar que, cada ponto da superfície da terra está localizado sobre o cruzamento de um determinado paralelo e de um determinado meridiano. Isso significa que a localização exata desse ponto pode ser indicada por dois números: o do paralelo e o do meridiano.

Veja no exemplo abaixo, um mapa-múndi com uma rede de coordenadas geográficas, onde aparecem os paralelos e os meridianos, cada um com sua indicação numérica e quatro pontos marcados.
Rede de Coordenadas Geográficas


Em seguida, veja o quadro com a localização exata de cada ponto, ou seja, as coordenadas de cada ponto.
Paralelos e Meridianos dos quatro pontos mostrados no mapa


LATITUDE E LONGITUDE

Como se pode ver, o ponto A está exatamente no cruzamento do paralelo 50° norte com o meridiano 100° oeste. É esse o endereço do ponto A, não existe outro. O endereço dos pontos B, C, D e de qualquer outro lugar do planeta pode ser dado exatamente da mesma maneira.

Ao dar o endereço de um lugar qualquer, através de suas coordenadas geográficas, o que se está dando são a latitude e a longitude desse lugar.

Latitude é o número, em graus, do paralelo que passa pelo lugar. É o afastamento, medido em graus, desse paralelo, em relação ao Equador. A latitude vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.
Latitude Norte e Latitude Sul


Longitude é o número, em graus, do meridiano que passa pelo lugar. É o afastamento, medido em graus, desse meridiano, em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.
Longitude Leste e Longitude Oeste


Voltando ao exemplo, podemos concluir que:
- O ponto A tem: Latitude = 50°Norte e Longitude = 100°Oeste
- O ponto B tem: Latitude = 40°Norte e Longitude = 80°Leste
- O ponto C tem: Latitude = 20°Sul e Longitude = 40°Oeste
- O ponto d Tem: Latitude = 10°Sul e Longitude = 20°Leste
Bibliografia: Moreira, Igor – Construindo o espaço do homem, Vol. I – Editora Ática, 1998

Artigos Recomendados:

8 comentários:

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...