AD Sense assíncrono

O que é Calor? Temos, ganhamos ou perdemos calor?

domingo, 6 de novembro de 2011


Calor, uma transferência de energia entre corpos
by Roberto M.
Qual a diferença entre temperatura e calor?
Geralmente quando colocamos dois corpos em contato, se eles estiverem em temperaturas diferentes, a tendência é um esfriar e o outro esquentar, de modo que a temperatura final de ambos fique a mesma.

Vamos ver alguns exemplos:

1 – Ao misturarmos leite quente com café frio, o resultado será uma mistura “morna”, ou seja, o leite esfriou e o café esquentou.

2 – Se o leite de uma mamadeira estiver muito quente, a mamãe, antes de dá-lo ao seu bebê, coloca a mamadeira em uma vasilha com água em temperatura ambiente. Algum tempo depois, a mamadeira esfria e a água da vasilha esquenta.

3 – Quando colocamos gelo dentro de um copo com refrigerante, verificamos que o gelo derrete e o refrigerante fica mais frio.

4 – Ao tamparmos uma vasilha que contenha água fervendo (em ebulição), verificamos que o contato do vapor da água com a tampa faz com que a água se condense (torne-se líquida) e a tampa se aqueça.

Podemos concluir por estes exemplos, e por muitos outros que poderíamos dar que, dois corpos em temperaturas diferentes, quando em contato, o corpo mais frio se aquece ou muda de estado físico e o corpo mais quente esfria ou muda de estado físico. Esse processo continua até que os dois corpos alcancem o equilíbrio térmico, ou seja, fiquem com a mesma temperatura.

Dá para explicar esse fenômeno.
No artigo “Sólido, Líquido e Gasoso. Os estados de agregação da matéria. ” tivemos uma noção de como é formada a matéria e que as partículas formadoras dessa matéria estão sempre em constante movimento.

Pois bem, todo o processo de equilíbrio térmico entre corpos em contato deve-se à transmissão de energia de um corpo ao outro.

É justamente por causa da movimentação das partículas do corpo mais quente (movimentação maior) para o corpo mais frio (movimentação menor) que se dá essa transmissão de energia. Essa movimentação é conhecida como energia térmica (ou energia interna).

É exatamente a essa energia, que é transferida espontaneamente do corpo mais quente (com temperatura maior) para o corpo mais frio (com temperatura menor) que denominamos CALOR.

A palavra CALOR é usada, exclusivamente, para designar a energia térmica transferida de um corpo para outro.

Não é correto dizer que um determinado corpo possui calor. Na realidade, um corpo qualquer possui certa quantidade de energia interna (associada ao movimento de vibração de suas partículas), que pode ser alterada se esse corpo ganhar ou perder calor através das transferências de energia térmica com outros corpos.

Concluindo: CALOR é a energia transferida entre corpos por existir uma diferença de temperatura entre eles.

Essa transmissão de energia entre corpos ou entre regiões de um mesmo corpo acontece através de três modalidades, condução, convecção e irradiação, assunto que abordaremos em outros artigos.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Olá querida !!

    Nossa, esta foi uma verdadeira aula !!! Bom pra mim que nunca fui muito boa nestes assuntos na escola, vivia embananada com isso, e misturando as informações rsrs
    Gostei muito da explicação, clara objetiva e eu entendi !! Isso sim é o máximo ! rsrs
    Muito interessante, valeu por compartilhar conosco !
    Estou saindo do blog , mais sabida :)

    beijoooooooo

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...