AD Sense assíncrono

O Cérebro e seus enigmas maravilhosos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


Nosso cérebro, apesar da rápida evolução cientifica, ainda tem muitas coisas desconhecidas
by Roberto M.
O cérebro é a mais complexa estrutura biológica conhecida, contém cerca de 100 bilhões de neurônios.
Visto de cima, o cérebro humano lembra as duas metades de uma noz; duas metades aparentemente semelhantes, enroladas, arredondadas e ligadas no centro. Essas duas metades são chamadas de “hemisfério direito” e “hemisfério esquerdo”.
A ligação do sistema nervoso ao cérebro é feita em cruzamento. 

O hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, ao passo que o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Se, por exemplo, alguém sofrer um derrame ou algum acidente que afete o lado esquerdo do cérebro, o lado do corpo afetado mais seriamente será o direito, e vice-versa. Dado este cruzamento das trajetórias dos nervos, a mão esquerda é ligada ao hemisfério direito; a mão direita, ao hemisfério esquerdo.

Nos animais em geral, os hemisférios cerebrais são essencialmente iguais, ou simétricos, no tocante às funções. Nos humanos, porém, os hemisférios cerebrais desenvolvem-se assimetricamente em termos de função. O efeito mais visível da assimetria do cérebro humano é o uso preferencial, num indivíduo, da mão direita ou da esquerda.

Há mais de cento e cinqüenta anos, os cientistas descobriram que a função da linguagem e de aptidões relacionadas com a linguagem localiza-se principalmente no hemisfério esquerdo da maioria dos indivíduos (aproximadamente 98% dos destros e cerca de dois terços dos canhotos). A conclusão de que a metade esquerda do cérebro se especializa em funções referentes à linguagem foi possível, principalmente, graças à observação dos efeitos de lesões cerebrais. Verificava-se, por exemplo, que uma lesão no lado esquerdo do cérebro tendia mais a causar a perda da aptidão da fala do que uma lesão igualmente grave no lado direito

Entretanto, muito embora a ciência tenha avançado grandemente nos últimos tempos, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério.
Métodos de observação (como registros de eletroencefalogramas e imageamento funcional cerebral) mostram que as operações cerebrais são altamente organizadas, mas estes métodos não têm resolução suficiente para revelar a atividade de neurônios individualmente.

Assim, mesmo os princípios mais fundamentais do funcionamento dos neurônios deverão ficar, em grande parte, para serem descobertos por pesquisas de futuros cientistas.

Vamos ver agora alguns exemplos do funcionamento dessa incrível rede de computação neural, que às vezes nos mostra coisas quase que inacreditáveis:

1) Tente ler o texto abaixo e veja como e por que um amontoado de letras embaralhadas se torna um texto completamente compreensível:

De aorcdo com uma  peqsiusa de uma uinrvesriddae  ignlsea, não ipomtra em qaul odrem  as Lteras de uma plravaa  etãso, a úncia csioa iprotmatne é  que piremria e útmlia Lteras  etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe  ser uma bçguana ttaol, que  vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não  lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a  plravaa cmoo um  tdoo. Sohw de  bloa.


2) Agora, fixe os olhos no texto  abaixo e tente ler. No princípio parecerá incompreensível, mas se você deixar, sua  mente conseguirá ler corretamente o que  está escrito..

35T3  P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R  MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3  M3R3C3! P4R4BÉN5!

3) Veja agora essa apresentação e faça mais alguns testes para desenferrujar seu cérebro:
Teste seu cerebro

Realmente não sabemos explorar nossas mentes como poderíamos... 
Aguardemos a evolução...

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...