AD Sense assíncrono

O Istmo de Suez: A ligação entre a África e a Ásia

sexta-feira, 17 de junho de 2011


O istmo de Suez foi aberto dando origem ao Canal de Suez, que ligou o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho
by Roberto M. 
O que é um istmo?
Istmo é uma estreita porção de terra, que é cercada por água em dois lados e que liga duas grandes extensões de terra.
O istmo de Suez ligava a África à Ásia fazendo com que África, Ásia e Europa formassem um só bloco continental (Veja o artigo “Continentes e Ilhas. As terras emersas do Planeta Água.”).
Ele impedia a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. 

Se essa estreita faixa de terra fosse aberta, facilitaria a navegação entre os portos da Europa e os da Ásia e do leste da África, encurtando as distâncias. 
No antigo Egito, os faraós mandavam abrir canais ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, por sua vez, ao Oceano Índico. Entretanto, esses canais eram facilmente obstruídos pela sedimentação de areias.

O Canal de Suez encurtou o caminho da Europa para o Oceano Índico

Já nos tempos modernos, Ferdinand de Lesseps, um engenheiro francês, projetou a abertura de um canal, que foi apresentado ao rei do Egito em 1855. Esse projeto foi aprovado e em 1859 inicio-se a construção do canal, que após dez anos de obras, foi inaugurado em 1869.

Esse é o famoso Canal de Suez, que possui 168 km de extensão. O canal tem uma largura que varia de 70 a 125 metros e uma profundidade também variável, entre 11 e 12 metros.
A partir de sua construção, o Canal de Suez foi dominado pelos ingleses até 1956, quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser nacionalizou-o, tornando-o então propriedade do Egito.

O Canal de Suez, ao ligar os mares Mediterrâneo e Vermelho, diminuiu a distância entre a Europa e o litoral sul da Ásia. Assim, os navios que partem do Mar Mediterrâneo, não têm mais a necessidade de dar a volta na África e contornar o Cabo da Boa Esperança para alcançar os oceanos Índico e Pacífico.

A importância política e econômica do Canal de Suez é muito grande; desde a Convenção de Constantinopla (1888) é definido que ele deve servir a embarcações de todos os países, tanto na paz quanto na guerra.
A disputa pelo canal foi imensa, vários confrontos políticos da região fizeram com que o canal fosse fechado diversas vezes, mas pressões internacionais e da ONU fizeram com que, mesmo pertencendo ao Egito, ele pudesse servir a todas as nações.

Desde 1975 ele está aberto à navegação internacional; mais de 20 mil navios por ano atravessam o Canal de Suez, o que representa 14% do transporte mundial de mercadorias, numa travessia que dura de 11 a 16 horas.
Bibliografia: 1)Adas, Melhem – Geografia Vol. 3 -  3ª Edição – Ed. Moderna –São Paulo
                   2) Serryn, Pierre- Atlas Universal Bordas – Ed. Bordas - Paris
                   3) Simielli, Maria Elena – Geo Atlas – 30ª Edição – Ed. Ática- São Paulo

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Um istmo é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
    A américa Central, que é o próprio Istmo, Conecta a América do Norte com A América do Sul

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...