Continentes e Ilhas. As terras emersas do Planeta Água.

quinta-feira, 16 de junho de 2011


by Roberto M.
O que é continente? O que é ilha? Qual a diferença entre continente e ilha? O que são e como se distribuem as terras emersas no globo terrestre?
A superfície total da Terra é cerca de 510.100.000 Km2. Para se ter uma idéia, isso equivale a 60 vezes a área do território brasileiro, já que o Brasil tem aproximadamente 8.500.000 Km2
Vendo a figura abaixo, podemos observar que algo em torno de 70% dessa área toda é
coberta de água, ou seja, cerca de 360.000.000 Km2 são constituídos pelas massas líquidas, isto é, oceanos e mares. 

Veja no artigo Oceanos e Mares. Qual a diferença? , as definições, nomenclatura e distribuição de toda essa massa líquida no planeta.
Os outros 30% da área do globo terrestre são formados pelas massas continentais, ou seja, as terras emersas, aquelas que ficam acima do nível da água do mar.
 

Quando a extensão das terras emersas é muito grande, elas são chamadas de continentes e, quando é menor, são chamadas de ilhas.
Convém salientar, porém, que não há uma medida exata para diferenciar um continente de uma ilha. Enquanto a Oceania, o menor dos continentes, tem 8.942.252 Km2 de terras emersas, a Groelândia, a maior das ilhas, tem 2.176.000 Km2.

Há estudiosos que consideram a Austrália, com 7.682.300 Km2, a maior ilha do planeta; outros a consideram como continente devido à sua extensão, entretanto o mais comum é considerá-la como a principal parte do continente da Oceania.

Mas afinal, o que é continente?
O conceito geológico-geográfico diz que: “Continente é uma grande extensão de terras emersas, limitadas e ilhadas pelas águas dos oceanos e mares”.

Olhando a figura acima, e tomando por base esse conceito, chegaremos à conclusão que existem quatro continentes, ou massas continentais, que se encontram limitadas ou ilhadas pelas águas dos oceanos e mares:
- continente euro-afro-asiático (Europa, África e Ásia);
- continente americano;
- continente da Oceania;
- continente antártico.

Ao observar a figura, notamos que a porção de terras emersas chamada de Europa, nada mais é que um prolongamento natural das terras emersas chamadas Ásia. Não há oceano ou mar separando-as.

Na realidade, a Europa é uma península da Ásia. Península é uma ponta de terra emersa, cercada de água por todos os lados, exceto por um lado, pelo qual se liga ao continente.
É por isso, que é comum falar-se em continente euro-asiático ou simplesmente Eurásia.
Vale lembrar também, que antes da abertura do Canal de Suez, em 1869, no Egito, a África, a Ásia e a Europa formavam um só bloco continental. Elas eram ligadas pelo istmo de Suez. (Veja o artigo “O Istmo de Suez. A ligação entre a África e a Ásia”).

Entretanto, além do conceito geológico-geográfico, existe outro critério, o histórico-cultural, que é bem mais utilizado que o anterior, pois a influência dos fatores histórico-culturais sobre a formação dos povos e países é maior que a dos fatores geológico-geográficos.

Neste critério, por explicar melhor a distribuição e a formação cultural dos povos nos continentes ao longo de toda a história da humanidade, é considerada a existência de seis continentes no planeta Terra:
- América, com 42.060.571 Km2;
- Europa, com 10.396.569 Km2;
- Ásia, com 44.443.729 Km2;
- África, com 30.249.096 Km2;
- Oceania, com 8.942.252 Km2;
- Antártida, com 13.176.727 Km2.
Bibliografia: 1)Adas, Melhem – Geografia Vol. 3 -  3ª Edição – Ed. Moderna – São Paulo
                     2) Simielli, Maria Elena – Geo Atlas – 30ª Edição – Ed. Ática – São Paulo

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...