AD Sense assíncrono

Noções de Quem é Quem na Mitologia Grega.

quinta-feira, 28 de abril de 2011


by Roberto M.
Com o objetivo de dar uma idéia geral da distribuição dos personagens dentro do contexto da Mitologia Grega e complementar o artigo “A Árvore Genealógica da Mitologia Grega.”, vamos fazer uma descrição biográfica dos principais deuses e deusas e ainda de alguns heróis importantes. Para maior facilidade vamos fazê-lo em ordem alfabética dos nomes gregos, mas também vamos dar uma referência de como eram conhecidos pelos romanos

1-) Afrodite: Deusa do amor e da beleza e também a deusa alquímica.  Era a esposa infiel de Hefesto (o aleijado deus da forja). Teve várias relações amorosas e numerosos romances e por isso, acabou tendo muitos filhos. Aguns de seus mais notáveis amantes foram: Ares (deus da guerra), Hermes (deus mensageiro) e Anquises (pai de Enéias, de quem os romanos dizem ser descendentes). Conhecida como Vênus pelos romanos.

2-) Apolo: Deus do sol e das belas artes, medicina e música. Algumas vezes também é referido como Hélio. Filho de Zeus e Leto, era um dos doze deuses olímpicos e irmão gêmeo de Ártemis. Conhecido pelos romanos também como Apolo.

3-) Aquiles: Herói grego da guerra de Tróia, que foi protegido por Atenas.

4-) Ares: Deus da guerra. Filho de Zeus e Hera, era um dos doze deuses olímpicos. Foi amante de Afrodite, com quem teve três filhos. Segundo Homero, foi menospresado por seu pai por parecer-se com a mãe. Conhecido como Marte  pelos romanos.

5-) Ártemis: Deusa da caça e da lua. Filha de Zeus e de Leto, era uma das três deusas virgens e irmã gêmea de Apolo. Os romanos a chamavam de Diana.

6-) Atalanta: Mulher mortal. Destacou-se como caçadora e corredora. Foi dada como esposa a Hipômenes, que com a ajuda das três maçãs de ouro de Afrodite a derrotou numa corrida a pé.

7-) Atenas: Deusa da sabedoria e das artes. Filha de Zeus e Métis, era uma das três deusas virgens. Conhecida como a melhor estrategista na batalha, é geralmente retratada usando couraça. Protetora de numerosos heróis e patrona de sua cidade homônima, Atenas. Os romanos a conheciam como Minerva.

8-) Crono: Um titã. Filho mais jovem de Géia e Urano. Tornou-se o deus líder após castrar seu pai. Marido de Réia e pai de seis deuses olímpicos (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon, Zeus) , que engoliu quando nasceram. Foi sucessivamente dominado pelo seu filho mais jovem, Zeus. Seu nome romano era Saturno.

9-) Deméter: Deusa do cereal ou da agricultura. Filha de Crono e Réia, era uma deusa vulnerável. Em seu mito mais importante, a ênfase está no seu papel de mãe de Perséfone. Os romanos a conheciam como Ceres.

10-) Dionisio: Deus do vinho e do êxtase. Através de diversões e orgias, anualmente, mulheres adoradoras procuravam unir-se a ele nas montanhas. Era Baco para os romanos.

11-) Eros: Deus do amor. Marido de Psiqué. Os romanos o conheciam como Amor.

12-) Géia: Deusa da terra. Mãe e esposa de Urano. Os titãs foram seus filhos. Para os romanos era Tellus.

13-) Hades: Governador do inferno. Filho de Réia e Crono, foi um dos doze deuses olímpicos. Foi o marido-raptor de Perséfone. Os romanos o chamavam de Plutão.

14-) Hécate: Deusa das encruzilhadas. Era associada ao estranho e ao misterioso. Olhava em três direções e foi a personificação da bruxa sábia. Era associada a Perséfone e a Ártemis. Acompanhou Perséfone, quando do retorno desta do inferno. Os romanos a chamavam de Trívia.

15-) Hefesto: Deus da forja e patrono dos artesãos. Marido enganado de Afrodite e o filho aleijado rejeitado por Hera. Os romanos o conheciam por Vulcano.

16-) Hera: Deusa do casamento. Filha de Crono e Réia, era irmã de Zeus e dos outros deuses olímpicos de primeira geração. Por ser a esposa oficial de Zeus, era a deusa de posição social mais alta no monte Olimpo. Era uma das três deusas vulneráveis. Conhecida pelos romanos como Juno.

17-) Hermes: Deus patrono do comércio, comunicação viajantes e ladrões. Mensageiro dos deuses. Conduzia as almas a Hades (inferno) e foi enviado por Zeus para trazer Perséfone de volta para sua mãe (Deméter). Teve um romance com Afrodite. Era mais conhecido pelo seu nome romano Mercúrio.

18-) Héstia: Deusa da lareira. Uma das três deusas virgens e a menos conhecida dos deuses olímpicos. Seu fogo tornava sagrado o lar e o templo. Era a deusa Vesta dos romanos.

19-) Páris: Príncipe de Tróia. Levou Helena consigo para Tróia, instigando assim a guerra de Tróia, pois ela já era a esposa de Menelau (rei grego). Foi ele que deu a maçã de ouro com a inscrição “para a mais bela” a Afrodite, que por sua vez a ofereceu a Helena (a mulher mais bela do mundo) como suborno.

20-) Perséfone: Foi a filha de Deméter raptada por Hades. Tornou-se a rainha do inferno. Os gregos também a chamam de Coré ou a jovem. Os romanos a chamam de Prosérpina.

21-) Posídon: Deus do mar. Foi o deus olímpico que estuprou Deméter enquanto esta procurava sua filha raptada Perséfone. Conhecido pelos romanos como Netuno.

22-) Psiqué: Uma heroína mortal. Conseguiu concluir as quatro tarefas dadas por Afrodite e ficou reunida com seu marido Eros.

23-) Réia: Era uma titã, filha de Géia e Urano. Irmã e esposa de Crono. Mãe de Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon e Zeus. conhecida como Cibele pelos romanos.

24-) Urano: Conhecido como o céu, pai céu ou os céus. Gerou titãs com Géia. Foi castrado pos seu filho Crono, que jogou seus órgãos genitais no mar. Segundo uma versão, foi daí que nasceu Afrodite. Urano era conhecido como Caelus pelos romanos.

25-) Zeus: Governador dos céus e da terra. Deus-chefe dos olímpicos. Filho mais jovem de Réia e Crono. Sua esposa oficial foi Hera, mas teve muitas esposas, romances e numerosos filhos dessas ligações. Muitos desses filhos formaram a segunda geração dos deuses olímpicos, os heróis da mitologia grega. Os romanos o chamavam de Júpiter ou Jove.

Bibliografia:  1) Goddesses in Everywoman – Jean Shinoda Bolen – Harper & Row, San Francisco, 1984.
                      2) Dictionary of Classical Mythology – Zimmerman, J.E. – Bantam Books/Harper & Row, New York, 1964.
 
Artigos Recomendados:

4 comentários:

  1. Muito interessante este post. Só uma dúvida: você mencionou Hera como "uma das três deusas vulneráveis", o que isso significa?

    ResponderExcluir
  2. Olá Mário, obrigada por sua visita.
    "Deusas vulneráveis" são três: Hera ou Juno, Deméter ou Ceres e Coré ou Perséfone (da mitologia grega e romana) e representam os papéis tradicionais de esposa, mãe e filha, respectivamente. Sua identidade e bem-estar dependem dos relacionamentos com outras pessoas e são vulneráveis aos sentimentos, além de que o sofrimento é inerente a esses três arquétipos de deusas.
    Espero ter explicado sua dúvida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Telma eu quero saber qual a importancia da mitologia grega no dia de hoje na sua opinião????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você perguntou a MINHA opinião, então vamos lá: A nossa cultura, isto é, a cultura ocidental, foi toda construída sobre os conceitos da civilização da Grécia antiga, o berço da civilização. Por sua vez a civilização grega se baseia, em grande parte, em mitologia, logo, a base da cultura atual, ocidental é a Mitologia.
      Há uma grande importância cultural, religiosa e histórica.
      Lembre-se, eu não sou filósofa, embora goste muito de discutir filosofia.

      Excluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...