Absorvente Interno. Desvendando Mitos e Tabus.

segunda-feira, 11 de abril de 2011


by Roberto M.
O absorvente interno significa liberdade para as mulheres; é ideal para a prática de esportes e para os dias mais agitados. Entretanto, quando se fala em absorvente interno, é muito comum aparecerem dúvidas sobre seu uso correto e restrições. Seja por medo de perder a virgindade, de sentir dor ou de não conseguir remover o produto do corpo, o fato é que muitas mulheres acabam deixando de usar uma opção muito discreta e higiênica para a proteção durante o período menstrual.

Para tentar acabar com essas dúvidas e fazer com que as mulheres aproveitem toda a comodidade que o absorvente interno proporciona, vamos esclarecer abaixo alguns dos mitos que existem  sobre ele:

1-) Mulheres Virgens não podem usar Absorvente Interno.
Isso é um mito. O absorvente interno pode ser usado por qualquer mulher, desde a primeira menstruação.
O hímen, normalmente, é elástico e possui uma perfuração natural, por onde passa a menstruação. Esse “furo” é suficientemente amplo para acomodar perfeitamente o absorvente interno.
Entretanto, como existem alguns tipos de hímens diferentes, é recomendado, nos casos de virgindade, consultar um ginecologista antes de começar a usar.

2-) Absorvente Interno não pode ser usado para nadar.
Outro mito. Os absorventes Internos são projetados para que se possa usá-lo tranquilamente dentro da água e na prática de atividades físicas.

3-) Absorvente Interno obstrui o fluxo menstrual.
Mito. Como o próprio nome diz, o absorvente interno foi feito para absorver. Ele atua como uma esponja, não como um tampão. Ele é colocado debaixo do colo do útero e permite que o fluxo circule livremente do colo do útero à vagina. Ao encontrar o absorvente, o fluxo é imediatamente absorvido.

4-) Absorvente Interno tem de ser trocado toda vez que a mulher vai ao banheiro.
Também um mito. Não existe essa necessidade. A vagina, a uretra e o reto são independentes. Cada um tem sua própria abertura.
O ideal é trocar o absorvente interno de 4 em 4 horas, mas se o fluxo for muito intenso, é preciso trocar antes.

5-) Absorvente Interno pode se perder dentro do corpo.
Mais um mito. É impossível um absorvente interno se perder dentro do corpo. A ligação entre a vagina e o útero é uma abertura muito pequena, é menor que a ponta de uma caneta. O fluxo menstrual consegue sair por essa abertura, mas ela é demasiadamente pequena para permitir que o absorvente passe.
Além disso, existe uma cordinha para facilitar na hora de tirar o absorvente, é só puxar com cuidado o fio que fica do lado de fora da vagina. Caso você perca a cordinha, deve retirar o absorvente interno de dentro da vagina usando o dedo.

Artigos Recomendados:

4 comentários:

  1. Minha professora de patologia disse uma vez que não é bom mesmo usar o absorvente interno. O fluxo menstrual é feito exatamente para sair do corpo. Quando se coloca o absorvente interno, o fluxo menstrual é absorvido, mas fica tudo aquilo dentro do corpo da mulher.
    O organismo pode reagir contra esse corpo estranho que está dentro do corpo da mulher.
    Mas eu não sei se isso é fácil de acontecer.

    ResponderExcluir
  2. bom eu gostei desse blog ajudou bastante..
    eu usei pela primeiira vez o absorvente interno e gostei pois me sentir super confiante e mas acomodada entaum mulheres usem sem medo..
    um xero ^^

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Karolinna.Tenho 15 anos e mestruo desde os 12.Já fui a uma ginecologista e nunca conversei com ela sobre isso.Nunca usei absorvente interno,mas tenho curiosidade de como usar,como funciona no meu corpo,como coloca-lo,mas,não me animo por medo e por que me adaptei super bem com absorvente normal.Antes,quando mais novinha e menos fluxo,usava sempre livre e always,mas,quando cresci mais tive que usar maiores,e recomendo o Intimus,que é grande,super comôdo e absorve muito bem...Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este site, bastante esclarecedor...
    Me ajudou com minha mae, que já é de idade bem avançada e não entende que virgens tbm podem usar absorventes internos, sem comprometer a virgindade.
    Valeu!

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...