AD Sense assíncrono

Descubra o que é LIBRAS. A linguagem dos surdos.

quarta-feira, 30 de março de 2011


by Telma M.
Como é que os surdos-mudos se comunicam? Como se aprende a linguagem dos surdos? O que é uma linguagem de sinais?
A linguagem das comunidades surdas é a LIBRAS, que significa “Língua Brasileira de Sinais”. A LIBRAS tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
Muita gente pensa que são simplesmente sinais e mímicas que os surdos usam para facilitar sua comunicação, mas não, as línguas de sinais têm estruturas gramaticais próprias e são compostas por níveis lingüísticos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos. Aprender LIBRAS é como aprender francês, inglês ou outra língua qualquer. A diferença entre a língua de sinais e as outras línguas é que a primeira tem uma modalidade visual e espacial.

Assim como cada povo tem sua língua, cada país tem sua própria linguagem de sinais. Por esse motivo, cada uma dessas linguagens sofre influências regionais e tem expressões características de cada país ou região em que se insere; reflete características culturais do grupo social que a utiliza, possuindo por isso, forte legitimidade como língua.

As pessoas que aprendem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) podem se comunicar normalmente nessa linguagem, ou seja, produzir peças de teatro, poemas, discutir filosofia ou política, como em qualquer outra língua.
Os sinais se formam a partir de combinações de movimento e forma das mãos e da região do corpo ou espaço onde são realizados. 


Há sinais que são os mesmos, mas diferenciam-se pelo local onde são executados. Exemplos são os sinais de desculpar, evitar e idade, que têm a mesma configuração das mãos, mas são executados em locais espaciais diferentes.
sinais que se diferenciam apenas pelo uso de movimentos ou não, como é o caso dos sinais de pensar e em pé, que não têm movimento, enquanto evitar e trabalhar são os mesmos sinais que os anteriores respectivamente, porém com movimento.

Outras duas características da LIBRAS é o uso de expressões faciais (que dão entonação à frase) e a orientação ou direção do sinal. Um exemplo disso são os verbos ir e vir, que têm direções opostas.
Um aspecto curioso da Língua Brasileira de Sinais é que os verbos são apresentados no infinitivo, como “EU QUERER CURSO”.
Outra curiosidade é o fato de que para representar um símbolo da LIBRAS na grafia portuguesa, a letra deve aparecer em maiúscula.

Para conhecer o alfabeto manual e os números de LIBRAS você pode acessar a página Alfabeto de libras do site Portal de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esse site é destinado à comunidade surda e a todos os interessados em aprender e divulgar a LIBRAS e os direitos da pessoa surda.

Se quiser ver como funciona a LIBRAS, através de algumas aulas, veja o site da ONG Vez da Voz
que apresenta vídeos on-line e outras interessantes informações sobre a Linguagem Brasileira de Sinais.

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Por pouco esta disciplina ficou na minha grade curricular na faculdade, mas pelo que vi os colegas estudando não é tão bicho mas, muito importante, mesmo assim preferi não cursar, entretanto já estudei um pouco antes em uma outra ocasião...

    ResponderExcluir
  2. surdo mudo naum existe
    eles são apenas surdos por naum ouvirem, mas não são mudos porque possuem forma de comunicação, por exemplo, a lingua de sinais..

    ResponderExcluir
  3. Se formos pesquisar no Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, veremos que:

    Mudo - Impossibilitado de falar; privado do uso da palavra por defeito orgânico; Impedido de falar por inibição psíquica; que se abstém voluntariamente de falar ou responder; calado, silencioso; que não se expressa por palavras; que não é acompanhado de palavras ou que não faz rumor; Diz se daquilo que por sua natureza ou por impedimento momentâneo não produz nenhum som; que não registra sons e palavras.

    Surdo-mudo – Diz-se de, ou aquele que é, a um tempo, surdo e mudo (Plural: surdos-mudos).

    Concordo plenamente com o Anônimo acima, quando ele diz que o surdo-mudo possui forma de comunicação. O surdo-mudo se comunica e faz-se entender perfeitamente, mas não pela fala.

    Mudo não é aquele que não se comunica e que não se expressa.
    Mudo simplesmente é aquele que não fala, seja lá por qual motivo for.

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...